Comissão Central do VI Fórum de Integração/2017 se reuniu na manhã desta terça, dia 18

por Antonio Evaldo Soares publicado 19/04/2017 19h45, última modificação 30/08/2017 13h26
A primeira reunião da Comissão Central do VI Fórum de Integração do Instituto Federal de Roraima, que vai ocorrer no Campus Amajari nos dias 28 e 29 de novembro, teve o objetivo de debater assuntos como a criação de comissões e subcomissões para os trabalhos a serem desenvolvidos no Campus Amajari

Na manhã desta terça-feira, dia 18, ocorreu, no Gabinete da Reitoria do Instituto Federal de Roraima, a primeira reunião da Comissão Central do VI Fórum de Integração (Forint), que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Campus Amajari.  A reunião foi coordenada pela reitora da instituição, Sandra Mara Botelho, e contou com a participação de pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos, coordenadores e assessores.  O objetivo foi discutir a organização do principal evento multicampi do IFRR realizado anualmente.

Durante a reunião, foram propostos três temas para o evento, os quais serão submetidos à comunidade acadêmica, por meio de enquete eletrônica, para a escolha de um deles. Também foram discutidos alguns aspectos do fórum, como cronograma, formato, comissões envolvidas, estratégias de compartilhamento de informações e logística. As orientações são para que o VI Forint busque a integração entre as unidades numa visão que contemple ensino, pesquisa e extensão.

Representando o campus anfitrião do    VI Forint, a professora Pierlangela Nascimento da Cunha disse que, tanto no campus quanto em todo o município, a expectativa é muito grande em relação às atividades que vão ser desenvolvidas no fórum. “A nossa principal meta é envolver a população. Pretendemos levar os agricultores das vicinais, as comunidades indígenas e as demais comunidades do município. Nós queremos promover a integração nesses dias também entre as comunidades”, concluiu.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, frisou que a Rede Federal enfrenta um desafio financeiro em todas as regiões do País e que há estado em pior situação que Roraima. Disse que o Forint é um momento apropriado para se refletir sobre esse contexto. Disse ainda que o tema que for escolhido, entre os propostos, vai levar a essa reflexão. “Nessa 6ª edição do fórum, vamos também fazer uma análise do formato do evento para deixá-lo como está ou propor uma nova configuração. Os três temas sugeridos são muito importantes: Territorialidade e Interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica; Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional Sustentável; e Inclusão e Diversidade no IFRR. Esperamos que todos os nossos alunos e servidores participem”, finalizou.

A enquete para a escolha do tema ficará disponível para votação no site do Instituto Federal de Roraima, a partir desta quinta-feira, dia 20, até o dia 5 de maio.  A programação será definida somente depois da eleição do tema, nas próximas reuniões da comissão.

Nenzinho Soares

19/4/2017