IFRR apresenta experiências exitosas em evento nacional

por Sofia Lampert publicado 14/09/2018 17h40, última modificação 14/09/2018 17h45
Ações de qualidade de vida desenvolvidas em Roraima tiveram resultados apresentados na 42ª edição da Reditec, em Búzios (RJ)

Cada dia que passa, a qualidade de vida tem sido meta de muitos pela percepção da sua importância na melhoria do dia a dia e na longevidade do ser humano. Preocupado com esse fator, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) vem investindo esforços, por meio de comissões internas, como é o caso da criada pelo Campus Boa Vista (CBV), a qual, pelos resultados obtidos com as ações desenvolvidas, levou a experiência para a Mostra de Experiências Exitosas da 42ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), sediada este ano na cidade de Búzios (RJ).

O trabalho apresentado teve três eixos: promoção à saúde; organização do trabalho; e comemorações e festividades. Com base nas sugestões dos servidores do campus, a Comissão de Qualidade de Vida promoveu atividades como a Semana da Saúde e Segurança do Servidor; Visita de Acompanhamento de Servidores; Desafio Ganha Quem Perde Mais (peso); Festas e confraternizações; Jogos de Integração dos Servidores; Gincana de Integração; entre outras, que, segundo uma das autoras do trabalho, a professora Cristiane Oliveira, resultaram em saldos relacionados à saúde física e psicológica dos servidores, além da melhoria nos relacionamentos e no ambiente de trabalho.

O diretor-geral do Campus Ribeirão das Neves do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Charles Diniz, acompanhou a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec em busca de exemplos que pudessem ser implantados na unidade em que atua e afirmou que essa programação da reunião é de significativa validade em razão da possibilidade de tomar conhecimento de ações que já estão em execução e gerando resultados, como é o caso do trabalho desenvolvido no IFRR.

“Lá no nosso campus, temos uma diretoria que trabalha com isso, mas as ações ainda estão muito no início e precisam ser ampliadas. Poder ter acesso às informações desse trabalho é importante para que a gente possa entender como já está dando certo em outros lugares e o que também não deu certo para que possamos melhorar na hora de implantar também”, declarou Diniz, observando que atividades como as da Reditec são importantes, pois ver o que já está funcionando motiva outros institutos que têm necessidade e interesse em fazer também.

A professora Cristiane Oliveira, uma das autoras do trabalho apresentado pelo IFRR, avaliou o momento como gratificante pela oportunidade de mostrar o que está sendo feito em Roraima para o resto do Brasil e também pelo retorno de outras unidades com impressões sobre as ações desenvolvidas, podendo contribuir para o aperfeiçoamento destas.

“Mostrar o que temos de melhor, que são as pessoas, os servidores e nossos alunos, e o trabalho que desenvolvemos para eles é muito importante. Além disso, saber que estamos realizando ações consideradas necessárias e importantes por outros institutos e que esse trabalho pode servir de exemplo para eles, é muito gratificante para nós”, declarou Cristiane.

A diretora-geral do CBV, campus onde nasceu o projeto, professora Joseane Cortez, também participou da Reditec e fez questão de acompanhar a apresentação da experiência exitosa na mostra. Para ela, levar ao conhecimento de toda a Rede Federal uma experiência desenvolvida no Campus Boa Vista representa a valorização das ações desenvolvidas na unidade de ensino em Roraima. “É também a constatação da competência e do compromisso a favor de atitudes humanizadoras e comprometidas com a qualidade do fazer educativo a que se propõe uma instituição educacional”, observou.

A reitora do IFRR, Sandra Botelho, destacou a visibilidade que o instituto de Roraima ganhou com essa apresentação em um evento de amplitude nacional e com participações internacionais também. “A participação do IFRR na divulgação de experiências exitosas, além da socialização com as outras unidades de uma atividade realizada em Roraima, num evento de visibilidade internacional, foi um reconhecimento aos partícipes da comissão que realizou a ação, que vem, a cada dia que passa, gerando resultados cada vez mais positivos, podendo ser replicados para o resto do país”, declarou.

Sheneville Araújo (na cobertura da 42ª Reditec)
Fotos: Rodrigo Fonseca (Ifam)