IFRR, Corpo de Bombeiros e Academia de Polícia assinam termo de cooperação para realização de curso

por Sofia Lampert publicado 30/08/2018 13h35, última modificação 30/08/2018 15h26
O público-alvo do curso, selecionado por meio de edital, são bombeiros militares do quadro complementar de oficiais com patente de capitão e com escolaridade mínima de ensino médio completo

Na tarde desta quarta-feira, 29, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), Doriedson Silva Ribeiro, e o diretor-geral da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago de Roraima (Apic-RR), Edvaldo Cláudio Amaral, assinaram termo de cooperação técnica para a realização de curso de formação inicial e continuada (FIC) em Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, na modalidade de Educação a Distância (EaD), utilizando a plataforma virtual de aprendizagem do IFRR.

A solenidade ocorreu no gabinete da reitora e contou com a presença de autoridades das três instituições. Sandra Mara agradeceu a confiança depositada na instituição e destacou a importância do IFRR na qualificação profissional por meio dos cursos FIC, inclusive de servidores da área da segurança pública, que sempre têm grande comprometimento, indo até o fim do curso.  

Já o comandante-geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, demonstrando satisfação com a parceria, informou que o edital do curso deve ser aberto nesta sexta-feira, dia 31, para a seleção de 15 alunos. O diretor-geral da Apic-RR, coronel Edvaldo Amaral, lembrou que a parceria entre as duas instituições vem de longa data, desde 2004, quando foi oferecido um curso na área de segurança do trabalho. Ele destacou o importante papel do IFRR na formação de profissionais, inclusive na área de defesa social.

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFRR, professor Nadson Castro, essa é mais uma ação interinstitucional firmada por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Ele informou que, neste ano, já foram realizadas mais de 30 parcerias, entre termos de acordo de cooperação técnica, convênios e protocolos de cooperação.

A diretora-geral do Campus Boa Vista, Joseane Cortez, explicou que o curso está dividido em duas áreas. A primeira, de formação acadêmica, será elaborada pelo IFRR. Para participar, os cursistas receberão instruções de uso da plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A segunda, de defesa, será organizada pelas outras instituições envolvidas.  A diretora esclareceu que a certificação conjunta tem como finalidade a promoção funcional interna dos bombeiros, mas com reflexo na prestação do serviço de qualidade para a sociedade em geral.  

CURSO

O curso tem como principal objetivo preparar os oficiais intermediários para desenvolverem funções e atribuições de comando e gestão do  Corpo de Bombeiros Militar, visando ampliar os conhecimentos nas atividades-meio e nas atividades-fim, de acordo com a legislação vigente. O público-alvo da seleção, feita por meio de edital, são bombeiros militares do quadro complementar de oficiais com patente de capitão e com escolaridade mínima de ensino médio completo.

Com carga horária de 300 horas, a capacitação abrange componentes curriculares nas áreas de uso de ferramentas de EaD, gestão, planejamento, inteligência na área de segurança pública, defesa social e civil, entre outros. As aulas iniciam-se no próximo dia 10 e têm previsão de término para o dia 17 de dezembro. Serão realizados 80% das aulas na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e 20% em encontros presenciais, que ocorrerão nas dependências do Campus Boa Vista (CBV-IFRR).

 

Sofia Lampert
Fotos: Erick Vieira
Ascom/Reitoria
30/8/2018
« Dezembro 2019 »
month-12
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4