IFRR participa de reunião de Fórum Municipal de Agricultura Familiar

por Antonio Evaldo Soares publicado 22/03/2017 19h50, última modificação 23/03/2017 21h26
Foi realizada, nesta segunda-feira, dia 20, na Comunidade Indígena do Napoleão, no Município de Normandia, mais uma reunião do Fórum de Agricultura Familiar para atender às áreas indígenas de Roraima
IFRR participa de reunião de Fórum Municipal de Agricultura Familiar

Fotos: Nenzinho Soares

Foi realizada, nesta segunda-feira, dia 20, na Comunidade Indígena do Napoleão, no Município de Normandia, mais uma reunião do  Fórum de Agricultura Familiar para atender às áreas indígenas de Roraima.  As reuniões, promovidas pela Embrapa-RR e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR), têm o objetivo de discutir os rumos da produção rural familiar no estado. O Instituto Federal de Roraima (IFRR), parceiro da Embrapa-RR no fórum, também participou das discussões por meio de dois representantes.

O Napoleão, que fica na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, tem uma população de aproximadamente mil indígenas, que buscam alternativas de desenvolvimento por meio dos arranjos produtivos locais. O que eles mais querem é que o desenvolvimento tecnológico chegue à localidade para que possam tirar proveito das ferramentas tecnológicas e melhorar a produção agrícola.

Para Carpegeane Segundo Lima, tuxaua da comunidade, o fórum é importante porque vai ajudar na diversificação da produção local. “A presença dessas instituições aqui na comunidade é importante porque o conhecimento de como melhorar a nossa produção está vindo até nós. A Embrapa e o Instituto Federal de Roraima possuem os conhecimentos de que precisávamos para produzir mais, e agora vamos aprender para que isso aconteça”, disse.

O IFRR e a Embrapa mostraram como a parceria pretende ajudar a comunidade do Napoleão. As instituições vão ofertar os cursos escolhidos pela população, por meio dos quais serão ensinadas técnicas de cultivo e de genética para melhorar a produção.

Além dos representantes do IFRR, participaram da reunião o chefe-geral da Embrapa, Otoniel Duarte, e o chefe de Transferência de Tecnologia da instituição, Miguel Amador. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também participou do evento por meio do senhor Paulinho Cabral, que é membro do fórum.

Nadson Castro, pró-reitor de Extensão do IFRR, e Robermilton Sant'Anna, diretor de Educação a Distancia da instituição, apresentaram a possibilidade de o instituto ofertar os cursos escolhidos para melhorar as atividades de produção de uma forma em geral. “Este é o nosso objetivo: levar conhecimento com qualidade aonde formos demandados. Vocês fazem as demandas e nós fazemos os estudos de viabilidade, o planejamento e a execução. Aqui não será diferente. Iremos nos empenhar para que esta comunidade possa receber os nossos cursos”, destacou Castro.

Nenzinho Soares
22/3/2017