Instituições e empresas de Roraima se unem para o Dia C da Ciência

por Rebeca publicado 08/10/2018 15h50, última modificação 08/10/2018 15h50
Com o tema "Ciência para a redução das desigualdades", a mobilização nacional em torno do Dia C da Ciência ocorre dia 17 de outubro. Em Roraima, instituições e empresas se uniram em um dia de programação com palestras, exposições de projetos de pesquisa, de ações de inovação, ciência e tecnologia, oficinas, vitrine tecnológica, entre outras atividades. A programação em Roraima está inserida no site nacional.

Com o tema "Ciência para a redução das desigualdades", a mobilização nacional em torno do Dia C da Ciência ocorre dia 17 de outubro. Em Roraima, instituições e empresas se uniram em um dia de programação com palestras, exposições de projetos de pesquisa, de ações de inovação, ciência e tecnologia, oficinas, vitrine tecnológica, entre outras atividades.  A programação em Roraima está inserida no site nacional.

A mobilização conta com a parceria do Instituto Federal de Roraima (IFRR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), da Federação do Comércio de Roraima (Fecomércio), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Buriti Valley, da Patrulha Eureka, da Ideias e Negócios e  da Ticket Phone.

O Dia C é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira. Em Roraima, ocorre pelo segundo ano consecutivo.

O objetivo é realizar, nessa data, atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão. No estado, a programação ocorre nos espaços da UFRR, do IEL, do Sesi, do Sesc e da Uerr.

Conforme o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRR, Vinícius Tocantins, o Dia C da Ciência é a oportunidade de mostrar à sociedade a importância da ciência aplicada na Região Norte e nas outras regiões do País. “Também mostrar a necessidade da manutenção do financiamento público, bem como os benefícios gerados diretamente pelo apoio e alinhamento de políticas em prol da educação, da Ciência e da Tecnologia”, disse.

O IFRR estará presente com alunos e professores dos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP) e Amajari (CAM). Serão apresentadas quatro tecnologias, sendo três depósitos de patentes e mais um registro de software. As patentes são a lenha ecológica, o aditivo natural antioxidante a partir do extrato do fruto de tucumã para uso em biodiesel e o coletor de efluentes em profundidade, este último resultado da parceria com a UFRR.

Essas tecnologias e a produção de biogás estarão expostas pelo NIT/IFRR na Vitrine Tecnológica. O CAM vai expor o sistema de recirculação para produção sustentável de alevinos; e o CBV, um vídeo institucional sobre os dez anos de pesquisa do campus.

Rebeca Lopes

Ascom/IFRR