Grupo de Pesquisa IFRR-Uerr participa de evento nacional e publica três livros

por Laura publicado 12/06/2018 10h40, última modificação 20/06/2018 11h18
Formado por docentes e mestrandos, o grupo terá oportunidade de apresentar resultados de pesquisas produzidas em Roraima para a comunidade acadêmica

Integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica, vinculado ao Programa de Mestrado Acadêmico em Educação ofertado em parceira entre o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (Uerr),  apresentam, no período de 11 a 13 de julho, trabalhos no  II Congresso Nacional de Pedagogia Histórico-Crítica, que ocorrerá no Campus Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o tema “Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da escola pública e democrática em tempos de escolas sem partido”.

Na oportunidade, a líder do grupo e docente do Campus Boa Vista (CBV) do IFRR, Bruna Marinho, junto com suas orientandas, Adriana Jacaúna e Priscila Briglia, acadêmicas de Letras, e com a mestranda Luanda Campin, vai apresentar comunicação oral acerca de pesquisas em andamento ou concluídas.

Bruna ressaltou a importância da presença dos pesquisadores do grupo IFRR-Uerr no evento. “Será discutido um tema fundamental para a defesa da escola pública brasileira diante dos últimos acontecimentos, que é a defesa de uma escola democrática que vai muito além da liberdade de expressão. Lutar contra a escola sem partido é lutar pela garantia da própria natureza e especificidade da educação escolar, que é a defesa do direito às formas mais elaboradas do conhecimento  e ao desenvolvimento  das formas mais elaboradas do pensamento que o gênero humano alcançou”, disse.

No mês de julho, também está previsto o lançamento de três obras, fruto das atividades de pesquisa dos integrantes do grupo: A Abordagem de Formação Professor Reflexivo: negação do conhecimento disfarçada de inovação pedagógica, de autoria da professora Bruna Marinho; Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural: a defesa do conhecimentos às novas gerações, organizada pelas professoras Bruna e Alessandra Peternella, vice-líder do grupo e coordenadora do Mestrado em Educação; e A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor: humanização ou alienação na formação do aluno com deficiência intelectual? – de autoria da professora Lana Melo.

O local e a data do lançamento das obras serão definidos em julho e  a comunidade acadêmica deverá ser informada para que possa participar e partilhar o êxito dessas pesquisas com o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica, o qual tem realizado diversas atividades na área da educação em Boa Vista e representado as instituições de educação do extremo norte em outras regiões do País.

 

Fonte: Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica
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