IFRR celebra datas históricas com ações nas seis unidades

por Laura publicado 14/05/2018 13h20, última modificação 18/05/2018 12h44
A abertura oficial das comemorações de 25 anos da instituição no estado e de 10 anos como instituto federal ocorre no dia 4 de junho, no anfiteatro da Reitoria

Neste ano, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) comemora duplamente seu aniversário. São 25 anos de instituição no estado, contados desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30 de junho de 1993, até hoje, e 10 anos como instituto, a partir da sanção da Lei 11.892, em 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No âmbito nacional, os trabalhos se iniciaram ainda no ano passado, quando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou o selo comemorativo de dez anos dos IFs, depois da realização de um concurso entre comunicadores da rede, que teve como ganhador o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Em abril deste ano, estudantes dos IFs, reitores, parlamentares, representantes de entidades de classe e da sociedade civil participaram de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 10 anos dos institutos federais, com o objetivo de evidenciar a importância do investimento na educação pública e de reconhecer o papel dessas instituições que oferecem educação profissional de qualidade e gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, ao mesmo tempo em que promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

No Estado de Roraima, o IFRR lançou recentemente seu selo comemorativo de 25 anos. A proposta, elaborada pela Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Reitoria, foi inspirada nas marcas da Escola Técnica Federal e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR), e nas cores e na tipografia da marca atual.

“Como estamos comemorando duas datas importantes, aqui no Instituto Federal de Roraima temos optado por utilizar os selos de 25 e 10 anos juntos”, explicou a programadora visual Jayne Thomé, responsável pela criação do selo no IFRR. O manual, que traz as versões original e monocromática, as formas de aplicação, além das informações detalhadas das cores usadas e da redução máxima possível do selo, está disponível no link https://goo.gl/hrjaSB.

Agora, a comissão central responsável pelas atividades alusivas às datas no IFRR trabalha para finalizar a programação, que deve ocorrer ao longo do ano, na Reitoria e nos cinco campi, e que contempla campanhas de responsabilidade social, a exemplo da que levou uma palestra de sensibilização sobre a doação de sangue e medula óssea ao Campus Boa Vista, na última terça-feira, dia 8. Outros temas, como o voto ético, os cuidados com o ambiente escolar e a preservação ambiental, também devem ser abordados.

A realização da exposição fotográfica itinerante “Conexões” será outra ação promovida. Ela irá percorrer as seis unidades do instituto contando um pouco da história da instituição, desde sua criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet-RR, até a atual estrutura, que atende mais de 4 mil estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades presencial e a distância, por meio dos Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado Bonfim.

Essas e outras iniciativas serão tratadas na abertura oficial do evento, que vai ocorrer no dia 4 de junho, a partir das 9h30, no anfiteatro da Reitoria. Conforme destacou a presidente da comissão e relações públicas do instituto, Sofia Lampert, mais do que recordar as datas, a intenção é enfatizar a contribuição do IFRR para o desenvolvimento do estado, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, além de partilhar com a sociedade o papel de cidadania daqueles que fazem parte da instituição.

A presidente adiantou que, na abertura, também serão lançadas novidades das áreas de empreendedorismo e inovação, incluindo a apresentação de dois depósitos de patentes e a realização de um evento focado na disseminação de conhecimentos sobre as diversas formas de empreender e inovar. “No dia 4 de junho, inicia-se, à noite, a Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR, um evento que vai oferecer atividades gratuitas aos públicos interno e externo, com profissionais locais e de fora de estado, no Campus Boa Vista”, complementou.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a agenda de eventos vai colaborar com o conhecimento e a valorização da educação profissional da Amazônia. “Estamos confiantes de que, por meio das atividades realizadas, o público terá novas oportunidades de conhecer as ações desenvolvidas e o compromisso social do Instituto Federal de Roraima, que tem conseguido, por meio do esmero de servidores e estudantes, manter, mesmo diante dos atuais desafios enfrentados pelas instituições de ensino do País, o nível de excelência na educação superior, básica, profissional e pluricurricular característico da Rede Federal”, destacou.

História – A instituição iniciou seu funcionamento no estado, em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal. Em 2002, credenciou-se como Centro Federal de Educação Tecnológica, passando à denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR). Em 2008, com a sanção da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a população roraimense pôde acompanhar a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

 

Laura Veras
Ascom/Reitoria
14/5/2018
 
« Novembro 2018 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1