Lançados editais do Pibid e do Residência Pedagógica

por Rebeca publicado 10/07/2018 21h55, última modificação 11/07/2018 20h39

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) publicou, nesta terça-feira, dia 10, os editais de programas institucionais voltados para alunos e professores, e financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Para acessá-los, basta clicar em http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/ensino.

O edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vai selecionar professores na qualidade de bolsistas supervisores nas áreas de Espanhol, Educação Física e Ciências Biológicas. Já o edital Residência Pedagógica selecionará professores preceptores nas áreas de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica. Além de selecionar discentes do IFRR, os programas vão selecionar professores de outras instituições da rede pública.

Tem o Pibid o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Para isso, promove o aumento da convivência dos graduandos com o cotidiano da função professor em condições criativas e diversificadas, estimulando a permanência deles na docência e o desenvolvimento profissional. Assim, contribui para ajustar as ofertas às demandas da rede pública.

Já o Residência Pedagógica tem, entre outros, o objetivo de aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.

10/7/18
« Março 2024 »