Primeiro e-book do IFRR sobre turismo tem artigo premiado

por Rebeca publicado 13/12/2018 22h16, última modificação 13/12/2018 22h16
Fruto da produção científica de alunos e professores da especialização em Turismo do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o primeiro e-book da instituição, Destino Roraima: olhares sobre a gestão do turismo, teve lançamento oficial nesta quarta-feira, 12, e já está disponível para download no site do instituto: ifrr.edu.br.

 Fruto da produção científica de alunos e professores da especialização em Turismo do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o primeiro e-book da instituição, Destino Roraima: olhares sobre a gestão do turismo, teve lançamento oficial nesta quarta-feira, 12, e já está disponível para download no site do instituto: ifrr.edu.br.

Na obra, um dos artigos, resultado de ações de intervenção, sensibilização de turistas e empresas de turismo voltadas à sustentabilidade do Monte Roraima, ganhou o prêmio de Menção Honrosa Nacional da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo durante a 46ª Abav Expo Internacional, realizada em outubro deste ano, em São Paulo.

Trata-se do resumo “Diretrizes de conservação da trilha do Parque Nacional do Monte Roraima”, de autoria da empresária Eusilene Sousa Matos, conhecida como Lena Matos, e de uma das professoras do curso e organizadoras da obra, Leila Márcia Ghedin.

De acordo com Lena, o artigo ficou entre três finalistas do prêmio da Braztoa de Sustentabilidade 2018/19, na categoria Agência de Viagens. O trabalho é fruto das ações de preservação e sustentabilidade que a Agência de Viagem vem desenvolvendo com os turistas nas trilhas do Monte Roraima.

Egressa do curso Técnico em Turismo do Campus Boa Vista, a especialista disse que, mesmo não ganhando o prêmio como agência de turismo, receber a menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nas trilhas do Monte Roraima foi uma grande surpresa. “Isso me deixou feliz, pois foi um prêmio que não esperava. Foi uma surpresa, porque, no evento de premiação, só teve duas menções honrosas, uma internacional e outra nacional, que foi o nosso trabalho”, comemorou Lena.

RESUMO – O Monte Roraima é um santuário vivo da história da humanidade. Trata-se de uma localidade indescritível, com suas formas dadas pelo processo erosivo, rochas, reservatórios de água, uma imensidão que parece ter parado no tempo. Essas características transformaram a montanha num importante atrativo nos segmentos de turismo de aventura e ecoturismo, consequentemente aumentando as taxas de visitação anual.

Devido ao crescente fluxo de turistas na região, identificou-se que os resíduos têm se tornado um grande problema para a conservação e a preservação do meio ambiente. A identificação disso se tornou possível após levantamentos bibliográficos sobre a temática e a utilização da metodologia de abordagem qualitativa, quando se aplicou um questionário aberto composto por dez perguntas com os autóctones da região.

Diante disso, no que tange à coleta e ao tratamento dos resíduos produzidos durante as expedições, observou-se a necessidade da aplicação de novas ações que visem à maior sensibilização dos visitantes e dos empresários envolvidos com o turismo na região. Logo, tomando como pressuposto esse problema identificado, o artigo premiado visa apresentar diretrizes destinadas ao uso consciente do turismo no Monte Roraima para reduzir os impactos ambientais deixados nas trilhas.

PRÊMIO – O Braztoa de Sustentabilidade é o primeiro prêmio do mundo a ter a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT). Possui, desde então, mais de 439 projetos cadastrados e 71 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.

O troféu reconhece ações e ideias que impactem o turismo nacional e que tenham como finalidade o desenvolvimento de um turismo mais sustentável por meio da gestão de práticas ambientais, socioculturais e econômicas integradas às estratégias de empresas.

 

 

Rebeca Lopes

Ascom/Reitoria

13/12/18

« Março 2020 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4