Reunião define detalhes dos Jogos dos Institutos Federais 2019

por Laura publicado 26/04/2019 15h55, última modificação 26/04/2019 15h55
Competições vão ocorrer de 29 de setembro a 4 de outubro, e de 7 a 12 de outubro, em Guarapari (ES), e devem reunir 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Para tratar sobre a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que será realizada em Guarapari (ES), a partir de 29 de setembro, representantes de institutos federais da Região Norte se reuniram nos dias 25 e 26 de abril, na Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

O presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), Silvio Romero de Araújo Farias, esteve presente na reunião. Ele esclareceu que as modalidades em disputa na etapa nacional dos JIFs continuam as mesmas 11 das edições anteriores, mas que aumentou o número de instituições participantes, tornando o evento grandioso com a participação das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“Para este ano, foi deliberada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica [Conif] apenas a realização da etapa nacional, em comemoração aos 110 anos da educação profissional no Brasil. E esse tem sido um grande desafio, pois a previsão é reunirmos um total de 3.800 atletas e 400 servidores, em duas etapas, de 29 de setembro a 4 de outubro, e de 7 a 12 de outubro, que deve envolver mais de 2 mil pessoas, cada uma”, contou Farias.

Ainda de acordo com o presidente do Cojif, as reuniões, já realizadas com representantes das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, ao longo do ano, foram fundamentais para discutir e aperfeiçoar o planejamento do evento nos seus aspectos financeiro, técnico e organizacional, respeitando-se as especificidades e sugestões locais. “Com a finalização das reuniões regionais e as necessidades levantadas no âmbito das regiões, o próximo passo é formatar o documento final a respeito da edição dos JIFs e apresentá-lo, no início de maio, ao Conif, para que possamos dar continuação aos trabalhos”, explicou.

Quanto às expectativas para o evento, Farias destacou que elas são as melhores possíveis. “Primeiro, porque vamos celebrar os 110 anos da rede federal e os 10 anos dos IFs. Segundo, porque essa edição vai se consolidar como um grande evento integrado, em termos de quantidade de participantes, e ainda irá oportunizar a participação de instituições que nunca chegaram a uma etapa nacional. Isso vai trazer experiências novas para todos os participantes, em vários sentidos”, disse.

No IFRR, os alunos-atletas participam, até meados de maio, dos Jogos Intercampi da instituição. O evento servirá como seletiva para a etapa nacional dos JIFs, conforme explicou o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro. “A partir dos resultados obtidos, será feita uma análise técnica, por modalidade, para escolher os representantes do IFRR na etapa nacional”.

EDIÇÃO ESPECIAL – Este ano, não haverá etapa regional dos JIFs. Para comemorar os 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, será realizada apenas uma edição especial da etapa nacional, que será dividida em duas etapas, com o objetivo promover a integração dos IFs e a celebração do aniversário.

O Centro de Turismo Social e Lazer do Sesc, localizado em Guarapari, a 45 quilômetros da capital do Espírito Santo (ES), Vitória, foi o local escolhido para sediar a maior parte das 11 modalidades que serão disputadas nos jogos. Apenas as competições de natação, atletismo e futebol deverão ocorrer em outros locais.

Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares