Unidades do IFRR participam da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

por Rebeca publicado 06/08/2019 14h30, última modificação 08/08/2019 13h19
Com foco nos cuidados com a saúde e a segurança do servidor, o Instituto Federal de Roraima realiza, no período de 12 a 16 de agosto, em todas as unidades, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)

Com foco nos cuidados com a saúde e a segurança do servidor, o Instituto Federal de Roraima realiza, no período de 12 a 16 de agosto, em todas as unidades, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). A Reitoria e os Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Bonfim e Novo Paraíso terão programação especial.

A programação, construída coletivamente, será executada pela Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), pelas Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps) e pela Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor do IFRR (Pass/IFRR). Para atender às reais demandas dos servidores, foram observadas as particularidades de cada unidade da instituição.

De acordo com a assistente social da CQVSS e membro da Pass, Tatiana Sodré, a semana será dividida em serviços e palestras dialogadas. Em parceria com a Geap Autogestão em Saúde, operadora de planos de saúde dos servidores, serão ofertados ginástica laboral, massoterapia e circuito saúde (aferição de PA + Glicemia + IMC).

Já as palestras dialogadas serão ministradas pelos servidores do IFRR e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Nelas serão abordadas as temáticas estudo do ambiente, condições de trabalho; riscos ocupacionais e controle; saúde geral do servidor; gestão do tempo; assédio moral e sexual no trabalho; ergonomia do trabalho; primeiros socorros; e noções básicas de prevenção e combate a incêndios.

Embora seja uma semana de atividades voltadas para cuidar de quem contribui para a transformação social da realidade por meio da educação, ou seja, os professores e os técnicos do IFRR, a assistente social afirma que, caso a unidade deseje, os estudantes também podem participar. “E o docente em dia de planejamento pode participar da programação da Capital”, esclareceu Tatiana.

No sentido de garantir a participação de todos os servidores e colaboradores, a Diretoria de Gestão de Pessoas encaminhou ofício às direções-gerais solicitando apoio na liberação dos integrantes das equipes da Pass/IFRR e das Cissps, bem como dos demais servidores e colaboradores.  

Atendendo à obrigatoriedade da capacitação dos trabalhadores de estabelecimentos de ensino, prevista na Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, os servidores do IFRR serão convocados para participar das oficinas de Primeiros Socorros e de Prevenção e Combate a Incêndio.

MAIS ATIVIDADES – O mês de agosto está repleto de atividades voltadas ao servidor. Logo depois da I Sipat, inicia-se a 4ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores (Jints), com a primeira etapa no dia 21 de agosto, no Campus Avançado Bonfim, e, nos dias 22 e 23, no Campus Boa Vista.

Posteriormente, o serviço social e a psicologia da CQVSS ofertarão, em todas as unidades do IFRR, dois projetos sobre qualidade de vida e habilidades sociais no trabalho, que serão divulgados durante a I Sipat. “Essas ações se estenderão até o mês de novembro e estão garantidas na nossa Pass/IFRR. Pedimos que todos os servidores fiquem atentos à programação oferecida pela instituição em prol da saúde e do bem-estar”, finalizou Tatiana.

 

 

Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação
Ascom/Reitoria
6/8/19
registrado em: PASS
« Fevereiro 2020 »
month-2
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29