PARFOR

por Naiara Sanches de Lima publicado 24/09/2015 09h45, última modificação 14/06/2017 11h35
PARFOR

 logo parfor

 

PARFOR

O que é o PARFOR?

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, implantado em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, o Distrito Federal, os municípios e as Instituições de Educação Superior – IES, trata-se de um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Visa contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica por meio da oferta de cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:

I. Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;

II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica; e

III. Formação pedagógica – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

O docente da rede pública de educação básica tem acesso aos cursos do Parfor por intermédio de pré-inscrição na Plataforma Freire.

 

PARFOR NO IFRR

No âmbito do IFRR, o Parfor é ofertado desde 2010 pelo Campus Boa Vista, por meio da oferta dos cursos, na modalidade presencial, de Primeira e Segunda Licenciatura em Educação Física e de Segunda Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica.

O curso de Segunda Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica, de 2010 a 2014, formou 75 (setenta e cinco) professores da rede pública de educação básica do estado de Roraima.

No curso de Primeira Licenciatura em Educação Física estão sendo atendidos atualmente 40 (quarenta) professores, no município de Boa Vista. A turma iniciou em agosto de 2013, com previsão de término em agosto de 2017.

Já no curso de Segunda Licenciatura em Educação em Física estão sendo atendidos, desde março de 2016, 25 (vinte e cinco) professores, no município de Rorainópolis. A conclusão do curso está prevista para março de 2018.  Além destes, 104 (cento e quatro) professores já concluíram o curso, sendo 80 (oitenta) no município de Boa Vista e 24 (vinte e quatro) no município de São Luiz, entre os anos de 2010 e 2016.

Coordenadora Geral do PARFOR no IFRR: Marcia Rosane Oliveira de Senna