Monitoria

por Ivone Mary Medeiros de Souza publicado 23/09/2015 17h00, última modificação 24/09/2015 09h03

Programa Institucional de Bolsas de Monitoria do  IFRR

O Programa Institucional de Bolsas de Monitoria é uma ação institucional direcionada à melhoria do processo ensino-aprendizagem e, no caso dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, constitui-se como atividade acadêmica de natureza complementar, fundamentada na iniciação à docência.

O Programa Institucional de Bolsas de Monitoria tem por finalidade favorecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, bem como oportunizar a cooperação mútua entre estudantes e docentes, permitindo aos primeiros vivenciarem atividades técnico-didáticas que contribuam para o seu processo de formação.

O Programa Institucional de Bolsas de Monitoria visa, ainda, à valorização do esforço e dedicação dos estudantes que apresentam alto rendimento acadêmico, bem como daqueles com destaque em olimpíadas nacionais de conhecimento.

O Programa Institucional de Bolsa de Monitoria do IFRR tem como objetivo geral fortalecer a relação teoria e prática por meio da vivência pelo estudante de situações reais de aprendizagem.

Tem os seguintes objetivos específicos:

I - Desenvolver no estudante-monitor, o senso de responsabilidade, de cooperação, de satisfação em ampliar conhecimentos, de formação integral e preparação para o mundo do trabalho, em especial, para a docência, nos casos dos estudantes das licenciaturas.

II – Estimular a participação do estudante-monitor no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica do IFRR.

III – Favorecer o desenvolvimento de atividades de reforço escolar aos estudantes com a finalidade de superar problemas de repetência escolar, evasão e falta de motivação.

IV – Criar condições para a iniciação da prática da docência, para os estudantes das licenciaturas, por meio de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade.

V – Propor formas de acompanhamento junto aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem a partir do compartilhamento de conhecimentos possibilitado pela interação entre os estudantes.

 

São requisitos básicos para o estudante participar do Programa de Monitoria:

I – Ser aluno regularmente matriculado em cursos técnico ou superior do IFRR;

II – Ter obtido aprovação no componente curricular no qual pleiteia a monitoria, com no mínimo, média final 8,0 (oito);

III – Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,0 (oito) no cômputo geral do módulo/semestre anterior;

IV – Ter disponibilidade de tempo de 10 horas semanais para atender as atividades programadas;

V – Não estar cumprindo penalidade disciplinar;

VI – Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa oferecida por programas executados pelo IFRR;

VII – Não ser concluinte do curso no período de vigência do Programa Bolsa Monitoria constante no Edital;

VIII - Não possuir reprovação no componente curricular no qual está pleiteiando a monitoria;

IX - Não possuir vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou outra remuneração regular de qualquer natureza;

X – Apresentar um Plano de Trabalho elaborado junto com o professor-orientador lotado no componente curricular ao qual pretende ser monitor.