PIBID

por Naiara Sanches de Lima publicado 25/09/2015 11h55, última modificação 30/09/2015 16h17

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PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (PIBID/IFRR)

O PIBID é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

O Projeto aprovado e apoiado no âmbito do PIBID é proposto pelo grupo de professores do IFRR e desenvolvido por um grupo de licenciandos sob a supervisão de professores de educação básica e com orientação dos professores do IFRR.

O PIBID - IFRR apresenta os seguintes objetivos:

I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II – valorizar o magistério, incentivando os licenciandos a conheceram a realidade em que irão atuar como futuros professores da educação básica;

III – promover a melhoria da qualidade da educação básica;

IV – promover a articulação da educação superior do IFRR com a educação básica do sistema público;

V – investir na melhoria da qualidade das ações dos licenciandos, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI – possibilitar a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;

VII – proporcionar aos futuros professores a participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola;

VIII – promover a aproximação entre ensino, pesquisa e a extensão, compreendendo a prática da educação como campo de pesquisa educacional e geração de conhecimento;

IX – contribuir para que os licenciandos se insiram no cotidiano do magistério, através da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

A equipe do PIBID – IFRR é composta pelos seguintes membros:

I – o coordenador institucional;

II – os coordenadores de área de gestão de processos educacionais;

III – os coordenadores de área (coordenadores dos subprojetos);

IV – os professores supervisores das escolas públicas participantes;

V – os professores colaboradores dos subprojetos;

VI – os licenciandos bolsistas; e

VII – os licenciandos voluntários.

O PIBID - IFRR só possui um projeto institucional em andamento, composto por subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, Educação Física e Letras-Espanhol e Literatura Hispânica e outra licenciatura que o IFRR venha ofertar.

O projeto institucional do IFRR abrange diferentes características e dimensões da iniciação à docência, que são:

I - desenvolvimento de ações que valorizem atividades teórico-práticas e interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem;

II – planejamento e execução de atividades nos espaços do IFRR com licenciandos, possibilitando ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras articuladas com a realidade local da escola;

III – desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégicas didático-pedagógicas, que possibilitem a aproximação entre ensino e pesquisa, compreendendo a pesquisa educacional como geração de conhecimento;

IV – registro das atividades em portfólio, para que se perceba os diferentes olhares sobre a práxis educacional na escola;

V – leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais das Ciências da Educação, para fundamentar o planejamento e os estudos derivantes das reuniões pedagógicas/administrativas com os coordenadores de área, supervisores e iniciação à docência;

VI - desenvolvimento de ações e experiências metodológicas que estimulem os bolsistas a adquirirem o caráter inovador, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares na superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;

VII – ampliação e aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa e à capacidade comunicativa, oral e escrita, como elementos centrais da formação dos professores;

VIII - divulgação da produção realizada no Pibid, para troca de experiências com os seus pares, com participação em eventos, para que ocorra um crescimento didático/pedagógico, através da reflexão sobre sua práxis como futuro professor da Educação Básica;

IX - criação de oportunidade aos licenciandos de serem pró-ativos no processo de ensino-aprendizagem, em que a concepção pedagógica, os conceitos da área do conhecimento compartilhados por todos os envolvidos no projeto.

 Coordenador institucional: Paulo Russo Segundo