Definição

por Juliana Bezerra Machado publicado 02/06/2015 12h45, última modificação 03/06/2015 13h53

Considera-se estágio no IFRR:

- Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

a) o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando;

b) aplicação prática da teoria contribuindo para a formação do aluno através de experiências técnico-científicas e de relacionamento humano;

c) atividade de campo onde ocorrerá uma relação de ensino/aprendizagem em que estarão interagindo um professor, um profissional da área e alunos;

d) inserção do aluno, gradativamente, no processo profissionalizante para minimizar o impacto entre as duas atividades;

e) instrumento de auxílio à avaliação dos cursos e a reformulação de currículos;

f) oportunidade de integrar plenamente a pesquisa, extensão e ensino em benefício da sociedade, de acordo com a realidade local e nacional;

g) as atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvida pelo acadêmico, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

- O estágio é uma atividade curricular de aprendizagem profissional, social e cultural, proporcionada ao acadêmico, para que participe de situações de vida e de trabalho, obedecendo a legislação em vigor.

- Cada curso de graduação e de ensino técnico deve definir em seu projeto pedagógico de Curso a modalidade de estágio, coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a filosofia do curso.

- As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação cientifica nos cursos superiores, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no Projeto Pedagógico do Curso.

Organização Administrativa e Didática:

- A organização administrativa dos estágios curriculares está definida nos regulamentos de cada curso.

- O acompanhamento e supervisão geral do estágio são de responsabilidade do coordenador do curso.

- A forma de organização didática do estágio será definida no regulamento de cada curso.

- Os locais para a realização do estágio devem estar em conformidade com a área de conhecimento do curso e podem ser escolhidos pelo acadêmico e previamente discutidos e aprovados pelo Professor Orientador.

- O professor que aceitar a orientação deverá assinar o Termo de Acordo do estágio que será encaminhado pelo estagiário à Coordenação do Curso.

- O período de orientação tem início com a entrega do Termo de Acordo à Coordenação do curso, e se encerra com a apresentação e respectiva entrega final do trabalho.

Fonte: Resolução n.º 028-CONSUP, de 21/02/2011.