O que é gestão de riscos?


Antes de falarmos sobre gestão de riscos aconselhamos que acessem o vídeo produzido pelo TCU, é bem curtinho!

Como citado no vídeo, os riscos são associados às incertezas e são inerentes a qualquer atividade, seja na vida pessoal ou nas organizações públicas e podem envolver tanto perdas quanto a oportunidades de ganho.


Para que serve a gestão de riscos?


As organizações públicas são cobradas cada vez mais por sua comunidade interna, pela sociedade e pelos órgãos de controle para que prestem seus serviços de maneira efetiva e com altos padrões, ou seja, que as entregas sejam melhores.

A gestão de riscos é uma metodologia para identificação e avaliação dos riscos que possam impedir o alcance dos objetivos institucionais. Em razão do apetite a risco do IFRR, obrigatoriamente, deverão ser adotadas medidas de tratamento para os riscos altos e críticos, conforme previsto no Manual de Gestão de Riscos

Assista ao vídeo e entenda melhor a importância da gestão de riscos.

A implementação efetiva da gestão de riscos no IFRR visa atender os seguintes normativos:
Instrução Normativa Conjunta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Gestão da Controladoria-Geral da União nº 01 de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal. 
Decreto nº 9.203 de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.  

O Departamento de Governança e Gestão de Riscos (DEGOV) realizará treinamentos de gestão de riscos para os gestores e servidores, bem como auxiliará na implementação, na execução e no monitoramento do gerenciamento de riscos. 
Para auxiliar no gerenciamento de riscos do IFRR, será utilizado o Sistema Ágatha que foi desenvolvido a pedido da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia. 

Controles Internos 


A melhoria do controle interno existente ou a adoção de um controle novo é uma das medidas de tratamento para os riscos altos e críticos do IFRR, pois reduz a probabilidade e/ou impacto do risco e contribui para o alcance dos objetivos institucionais.

A criação e a manutenção dos controles internos são de responsabilidade de todos os servidores do IFRR. A Auditoria Interna tem a atribuição de verificar se os controles são suficientes para mitigar os riscos, ou seja, se há oportunidade de melhoria, conforme a figura abaixo:

Linhas de Defesa/Instâncias de Supervisão do IFRR

Três linhas de defesa do IFRR


O Departamento de Governança e Gestão de Riscos (DEGOV) será responsável por articular a divulgação e por realizar a comunicação do Plano de Implementação de Controles. No Plano constam os controles internos propostos para responder aos riscos identificados e avaliados por meio da metodologia de gestão de riscos adotada pelo IFRR.   


« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6