Sede própria do Campus Avançado Bonfim do IFRR será inaugurada dia 14

por Rebeca publicado 07/11/2019 12h50, última modificação 07/11/2019 12h50
A sede própria da unidade mais nova do Instituto Federal de Roraima, o Campus Avançado Bonfim (CAB), distante 125 km da Capital, será inaugurada no dia 14 de novembro, às 9 horas. Está confirmada a presença do atual secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau.

O secretário deve chegar a Roraima em voo comercial no dia 13 de novembro, próximo do meio-dia, e, na parte da tarde, fará visita técnica ao Campus Novo Paraíso, localizado na BR-174, Km 512, na Vila Novo Paraíso, Município de Caracaraí. Lá ele vai conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade.

Entre as pesquisas desenvolvidas no Campus Novo Paraíso, o segundo mais antigo do IFRR, o secretário vai conhecer as duas que resultaram em depósitos de patentes do IFRR: a lenha ecológica em formato de briquete de resina de breu e o aditivo natural antioxidante a partir do extrato de fruto de tucumã para uso de biodiesel.

Já no dia 14 de novembro, às 9 horas, o secretário participa da inauguração do CAB. Conforme a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, a implantação desse campus no Bonfim cumpre a missão do Instituto Federal, que é ofertar cursos profissionalizantes que contribuam para atender às demandas de desenvolvimento local e regional.

“A inauguração do prédio próprio, de certa forma, presta contas à comunidade dos recursos públicos investidos na obra, oriundos tanto de transferência de execução descentralizada (TED) da Setec como de emenda parlamentar. Além disso, é um espaço público adequado para que os nossos servidores desenvolvam plenamente suas funções", disse a reitora.

O CAB iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014. Até agosto deste ano estava instalado de forma provisória na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, espaço cedido pela Secretaria Estadual de Educação de Roraima para as atividades administrativas e pedagógicas.

IMG_6202.JPG
Até agosto deste ano o CAB funcionava de forma provisória na Escola Estadual Argentina Castelo Branco

No dia 26 de agosto deste ano, a unidade mudou-se para o prédio próprio, localizado na Avenida Tuxaua Farias, s/n, Bairro Treze de Maio, no Município do Bonfim. Atualmente, ela conta 20 servidores, entre professores e técnicos administrativos, e 144 alunos em sala de aula. O novo espaço tem 939,12m² de área construída. O investimento foi na ordem de R$ 2.092.156,54.

Com acessibilidade e sistema de prevenção contra incêndios, a estrutura contempla 2 salas de aula, cada uma com capacidade para 35 alunos; 13 salas administrativas, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 área de convivência, 1 cantina e 2 banheiros masculino e  feminino com acessibilidade.

Depois de iniciar as atividades no segundo semestre de 2014, a unidade, em 2015, começou a ofertar o curso Técnico em Comércio Exterior subsequente e, em 2016, o curso Técnico em Administração subsequente. Desde o início do seu funcionamento até hoje, o campus já formou mais de 200 profissionais.

A unidade ainda atua na Educação a Distância (EAD), modalidade em que já formou técnicos em agronegócio e agentes comunitários de saúde, e oferta cursos de formação inicial e continuada (FIC) em diferentes áreas, possibilitando a capacitação da comunidade em cursos como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar Administrativo, entre outros.

O primeiro passo oficial para a implantação do polo tecnológico no Município do Bonfim foi dado no dia 29 de janeiro de 2013, quando uma comitiva formada por dirigentes do IFRR esteve presente no Tribunal do Júri do município, local escolhido para sediar a primeira audiência pública com a comunidade. Na ocasião, também houve visita técnica da comitiva do IFRR, acompanhada pela então prefeita, Lisete Spies, a dois terrenos para avaliar a melhor alternativa para a construção do campus com base na viabilidade econômica e geográfica.

Em fevereiro de 2013, por meio da Portaria 151/2013, houve a pactuação de cursos de formação inicial e continuada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), intermediada pelos servidores do IFRR Ivânia Nascimento Ferreira Carvalho e Arnóbio Gustavo Queiroz de Magalhães, com autorização do então reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho.

Em junho de 2014, iniciaram-se quatro cursos técnicos por meio do Pronatec: Inglês Intermediário, Agricultor Familiar, Cuidador Infantil e Auxiliar Administrativo. Na noite de 6 de outubro de 2014, na Câmara de Vereadores do Bonfim, foi realizada a aula inaugural do primeiro curso técnico do CAB, o Técnico em Comércio Exterior subsequente.

EXPANSÃO

Com objetivo de ampliar a presença das instituições de ensino técnico e tecnológico em todo o território nacional, o Ministério da Educação, por meio da Setec, criou, no fim de 2005, o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional. A implantação do CAB fez parte desse processo de expansão, que em Roraima ocorreu nas três fases.

Na primeira foi implantada a Unidade Descentralizada (Uned) Novo Paraíso, no Município de Caracaraí, região sul. Na segunda foi criada a Uned Amajari, no Município do Amajari, norte de Roraima, inaugurada oficialmente em 2012. Ambas as unidades foram transformadas em campi do Instituto Federal de Roraima.

Na terceira fase foi criado mais um campus na Capital, o Boa Vista Zona Oeste, que começou a funcionar em sua sede própria em 2018. Nessa mesma fase, houve a autorização para a abertura de um campus avançado na cidade do Bonfim.

Texto: Rebeca Lopes, Sofia Lampert e Laura Veras
Fotos: Gildo Jr e Nenzinho Soares