DOCENTEPT – 120 alunos são certificados em solenidade híbrida

por Virginia publicado 23/12/2022 16h15, última modificação 23/12/2022 16h17
A solenidade ocorreu de maneira híbrida, para contemplar os alunos de outros estados da Federação, e contou com a participação de gestores e professores que atuaram no curso de pós-graduação.

Na noite desta quinta-feira, 22, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), por meio do Departamento de Educação a Distância (Dead), certificou 120 alunos do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). Ministrado na modalidade a distância, o curso, que integra o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), é ofertado pelo CBV por meio de parceria entre a Capes e a Setec/MEC.

Como parte da programação, houve a palestra “As barreiras e os caminhos percorridos durante o processo de formação”, ministrada pela professora doutora Alexandra Marçulo, que participou do evento de forma remota.

Ofertado pelos polos de Boa vista, Amajari e Uiramutã, em parceria com o Instituto de Educação de Roraima (Ierr), a pós-graduação teve como objetivo capacitar graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam ou que pretendem atuar na educação profissional e tecnológica, especialmente nos cursos técnicos de nível médio.

A primeira turma, certificada na solenidade, era composta por alunos de 15 estados da Federação: Alagoas, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Piauí e Roraima.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ivone Mary Medeiros, este momento visa celebrar a culminância de um ano de formação com diversos desafios. “Os desafios enfrentados durante a pandemia, como os problemas de saúde de alguns cursistas, questões familiares e pessoais, além de laborais, representaram a superação dos 120 alunos que chegaram ao fim do curso com êxito. O IFRR, por sua vez, atingiu com sucesso o objetivo de contribuir para a formação daqueles que atuam e pretendem atuar como docentes nos cursos técnicos de nível médio da educação profissional e tecnológica. Então, as palavras que resumem este momento são aprendizado, superação, gratidão e sucesso”, disse.

Para a cursista Sarayane Cruz, que reside na cidade de Aruanã, Goiás, e foi aluna do polo Uiramutã, participar do curso foi um grande privilégio. “Em 2021, tive o privilégio de ser contemplada com uma vaga pelo IFRR para cursar essa pós-graduação. E que alegria participar deste momento, quando os limites da distância rompem barreiras e proporcionam essa oportunidade a todos nós! Me sinto muito satisfeita com a qualidade do ensino ofertado. A educação a distância, sem dúvida, é o futuro! Obrigada aos meus colegas, professores e coordenadores”, ressaltou.

A professora Elisângela da Costa, que discursou em nome da turma de formandos, aproveitou o momento para agradecer a todos os envolvidos na formação. “Primeiramente, gratidão a Deus, pois, diante dos desafios, vencemos a partir do trabalho colaborativo. Agradecimentos especiais a todos que colaboraram para a implementação desse curso, aos professores e gestores que abraçaram esse formação e não mediram esforços para o curso fosse ofertado”, disse.

O diretor do Departamento de Educação a Distância (Dead/CBV), professor Tomás Armando Hernandez, afirma que a certificação da turma da primeira oferta representou a consolidação de um trabalho integrado de excelência. “Faz-se necessário destacar o trabalho integrado das equipes da Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR, a Dipead, com o Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista, o Dead, que desenvolveram um trabalho de excelência para a oferta desse curso de pós-graduação, que capacitou profissionais servidores do IFRR e atendeu a comunidade externa, inclusive colegas professores de outros estados da Federação. Com a possibilidade de realizar matrículas e certificação digital, ampliamos nosso campo de atuação e chegamos a diversas localidades mantendo o mesmo compromisso e qualidade, reforçando a importante missão de promover o ensino com excelência, com foco na qualificação profissional dos docentes para a educação profissional e tecnológica”, frisou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista