CAB – Integrantes de projeto desenvolvido para terceira idade participam de evento no Município do Bonfim

por Sofia Lampert publicado 23/12/2022 19h50, última modificação 23/12/2022 20h04
Alguns docentes e um estudante do CAB desenvolveram o projeto em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) do Bonfim

Nesta quinta-feira, 22, professores do Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) participaram das atividades de encerramento das ações realizadas neste ano pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) do Bonfim, que atende as famílias do município com assistência multiprofissional, envolvendo assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. 

Durante a programação, houve a entrega de brindes e a apresentação de cantata de Natal, em português, inglês e wapichana, protagonizada pelos idosos atendidos pelo núcleo. Além dos professores do CAB e do pessoal da terceira idade, participaram do evento familiares, profissionais da saúde, integrantes da comunidade local e autoridades do município, como o vice-prefeito, Mário Nicácio, e a secretária de Saúde, Lisete Spies. 

O convite para a participação dos professores ocorreu em razão da parceria firmada entre o Nasf e o campus, no segundo semestre de 2022, por meio do projeto “Cidadania ativa na 3ª idade: resgatando e valorizando o papel social do idoso”, desenvolvido pelos docentes da unidade de ensino Ana Cláudia Barros, Roseane Machado Sá Viana e Tiago Santos Barreto Thomaz, com o auxílio da estudante do curso Técnico Subsequente em Agricultura Sulamiris Pereira de Souza.

Conforme a equipe do projeto, o objetivo da ação foi proporcionar a integração social entre os idosos atendidos pelo núcleo por meio de oficinas que permitiram a troca de experiências, vivências e saberes. Para tanto, foi adotada como metodologia a colaboração de idosos com formação técnica, habilidades tácitas e notório saber para repassarem  seus conhecimentos a outros. 

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão as oficinas de artesanato e a otimização das atividades da horta comunitária do Núcleo com a construção de canteiros com garrafas PET com divisórias para o plantio de hortaliças e ervas medicinais. Esta ação teve a contribuição do engenheiro agrônomo Raimundo de Almeida Pereira, também professor do CAB.

O professor Tiago Thomaz, integrante da equipe docente, explicou que a implementação do projeto trouxe motivação tanto para o público atendido quanto para a própria equipe do Neaf, refletindo diretamente no aumento do número de participantes, bem como nas demais ações do núcleo. “O projeto teve uma excelente receptividade por parte dos integrantes do Nasf e há previsão de que vai continuar no próximo semestre”, disse. 

Segundo a assistente social responsável pelo Nasf, Shaundessa Ana Guimarães, no próximo ano algumas ações do núcleo serão planejadas em parceria com as do projeto “Cidadania ativa na 3ª idade”, de modo que as perspectivas de continuação do projeto sejam as melhores possíveis.

 

Texto: Sofia Lampert
*Com informações da equipe do projeto
Revisão textual: Antonio Matos
Ascom/Reitoria
23/12/2022

 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4