TURISMO E AGRICULTURA – Estudantes do IFRR aprendem em laboratório vivo técnicas ensinadas em sala de aula

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/12/2021 11h35, última modificação 20/12/2021 12h52
A ação ocorreu neste fim de semana, no Parque Nacional do Viruá, com estudantes do Campus Avançado Bonfim
TURISMO E AGRICULTURA – Estudantes do IFRR aprendem em laboratório   vivo técnicas ensinadas em sala de aula

Os estudantes tiveram oportunidade de colocar em prática conhecimentos aprendidos na unidade de ensino do IFRR, vivenciar novas experiências e receber mais informações pertinentes às formações

A sala de aula estava diferente este fim de semana. É isso mesmo! Para quem está em formação, como os estudantes dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Guia de Turismo e Agricultura do CAB/IFRR, ir para o campo e vivenciar o que será a profissão é uma das atividades mais esperadas.

As duas turmas dos cursos com implantação mais recente no CAB tiveram essa oportunidade de aprender mais em um laboratório a céu aberto neste último sábado, 18, no Parque Nacional do Viruá, no Município de Caracaraí, sul de Roraima. Para isso, a ação contou com o envolvimento, em parceria, dos professores Leila Ghedin e Luciana Vitório, do Campus Boa Vista, e Roberson Carvalho, do Campus Amajari.

O objetivo da ação, segundo a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo, professora Karla Oliveira, foi possibilitar a execução de atividades práticas para os alunos dos  cursos Técnico em Agricultura e  Técnico em Guia de Turismo.

“Sabemos da importância de promovermos ações práticas em consonância com os componentes curriculares, possibilitando uma maior apropriação das técnicas e das tecnologias aplicadas à realização de atividades inerentes à rotina profissional de técnicos em Agricultura e em Guia de Turismo. E foi nesse sentido que organizamos essa visita técnica ao Parque Nacional do Viruá, onde pudemos viabilizar, para ambos os cursos, a articulação entre teoria e prática por meio de uma vivência que poderá contribuir para que os estudantes atuem com segurança e propriedade nas áreas para as quais estão sendo formados”, explicou Karla.

Durante a visita, que percorreu duas trilhas (de Samaúma e  Mirante da Serra), totalizando mais de sete quilômetros em mata fechada, os estudantes tiveram paradas em pontos estratégicos para aulas sobre Ecologia e reforço de conhecimentos técnicos necessários, com exemplos práticos, para a condução de grupos turísticos em trilhas.

Para a estudante do curso Técnico em Guia de Turismo Helem Cristina da Silva, essa iniciativa da coordenação do curso do CAB poderá fazer toda a diferença na atuação profissional dela, depois que finalizar a formação.

“Estou muito grata por essa oportunidade, pois, além de nunca ter feito uma trilha, estou tendo a oportunidade de viver, na prática, o que os professores nos ensinam na sala de aula, e isso, com certeza, nos dará condições para exercer nossa profissão com maior êxito, sem dúvidas”, declarou Helem.

A estudante do curso Técnico em Agricultura Luzirene da Silva Vieira acredita que, participando desse tipo de aulas mais práticas, será possível se tornar uma profissional mais bem preparada para o mercado de trabalho.

“A gente estuda todas essas questões das espécies, da vegetação, das composições, mas ter a experiência de ver exemplos de perto, vivenciar mesmo o que nos é colocado em sala de aula, acredito, nos dará mais base na hora do trabalho. Experiência é sempre importante”, comentou a aluna.

Segundo os professores, outras visitas técnicas  já estão sendo planejadas para ambientes externos à área institucional, visando à aplicação das técnicas e dos conhecimentos aprendidos nas unidades do instituto e, assim, proporcionar mais momentos de experiências para a formação dos futuros profissionais.

Fotos: Gildo Jr