Novos alunos dos cursos técnicos do CNP ganham evento de acolhida
Com o objetivo de promover o acolhimento e a integração de aproximadamente 130 estudantes das quatro novas turmas de cursos técnicos de 2020 do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, no sul do estado, a Coordenação de Assistência Estudantil (Coaes) e o Departamento de Ensino da unidade realizaram a acolhida dos calouros na manhã e na tarde desta segunda-feira, 9.
Participaram do evento os alunos ingressantes das duas turmas do curso Técnico em Agropecuária, de uma turma de Agroindústria e de outra do curso Técnico de Aquicultura. O tema da acolhida deste ano foi "Os sonhos e ações de hoje ajudam a escrever o futuro que queremos!”.
Conforme a técnica em assuntos educacionais da Coaes Elane Santos, o objetivo foi acolher e integrar os calouros no início de uma nova jornada de três anos de intensos estudos e atividades. “Durante o período em que permanecerem na instituição, haverá a aquisição de aprendizados, a formação, o fortalecimento de amizades, o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de valores”, disse.
A abertura ocorreu na biblioteca da unidade, com as boas-vindas pelo diretor-geral do CNP, Eliezer Nunes, pelo diretor de Ensino, Marconi Bomfim, e pelos coordenadores dos cursos técnicos, seguida de apresentação cultural e palestra sobre o Suap/Edu (sistema utilizado na unidade por servidores e alunos e/ou responsáveis pelo acompanhamento da vida funcional e acadêmica, respectivamente).
Os calouros também fizeram visita ao campo, aos setores do CNP e participaram de palestra sobre apoio pedagógico, psicológico, social e de saúde oferecido pelo IFRR aos estudantes. Ainda na parte da tarde, participaram, conforme o curso em que se matricularam, do “Relato de experiência bem-sucedido” e da palestra “Curso técnico – O que é e pra onde devo seguir?”.
Para o coordenador da Coaes, Daniel Sanches, esse é um momento importante para os estudantes que estão chegando à unidade. As “boas-vindas são o que se espera no início de mais um ano letivo repleto de novas expectativas, anseios e desejo de que tudo ocorrerá dentro do esperado, mas para isso é preciso dedicação e planejamento", disse.