EAD – Atualização do sistema Moodle permite acesso de conteúdo de modo off-line

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 02/10/2019 20h45, última modificação 02/10/2019 20h43
A partir de 2020 todos os cursos em EAD do IFRR já poderão usar a plataforma

Os alunos dos cursos de pós-graduação em EAD Ensino da Matemática, Gestão Pública Municipal e Informática na Educação oferecidos pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) contam agora com uma novidade. O sistema Moodle, utilizado como ambiente virtual das aulas, recebeu uma nova atualização. Agora o conteúdo pode ser acessado sem conexão à internet, ou seja, de modo off-line.

Para acessar, o usuário deverá realizar o download do aplicativo Moodle no tablet ou no smartphone. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente. Além de acessar o conteúdo das aulas, é possível enviar tarefas e questionários, bem como verificar o calendário de aulas. Outra vantagem em ter o sistema Moodle no dispositivo é receber notificações de mensagens privadas, postagens em fóruns, eventos das agendas e envios de tarefas.

Segundo o professor Robermilton Rodrigues, a atualização do Moodle foi uma surpresa agradável. Ele relata que esteve recentemente no Município de Rorainópolis para ministrar uma aula de apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Expliquei aos alunos que poderiam fazer o download do aplicativo para acessar o conteúdo de forma mais fácil. Durante a aula, houve interrupção da energia elétrica no município e, consequentemente, a suspensão da internet no prédio. Para minha surpresa, todos os alunos já tinham realizado o download do Moodle e do conteúdo, e assim pude continuar a aula normalmente”, relatou.

Conforme o coordenador de Tecnologia e Suporte da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), Fábio Rodrigues, a atualização foi um grande passo para a EAD. “Estamos trabalhando para tornar a experiência dos nossos alunos mais agradável e, assim, motivá-los a persistir na sua formação. Com a versão móvel do Moodle, conseguimos nos aproximar dos estudantes que têm dificuldade de acesso à internet. Temos alunos que não têm computador em casa e que moram a 60 quilômetros do polo de apoio presencial mais próximo. Estamos muito felizes com os resultados da adoção dessas novas tecnologias educacionais”, disse.

Até o momento, o Moodle está sendo utilizado somente para as turmas dos cursos de pós-graduação a distância do CBV, no entanto o coordenador explica que, a partir de 2020, todos os cursos em EAD do IFRR já poderão usar a plataforma.

 

Bruna Castelo Branco 
Ascom/Reitoria
2/10/19
 
registrado em: EaD
« Dezembro 2022 »
month-12
Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31