ENCCEJA 2021 – Aprovados já podem solicitar certificados nas unidades de ensino do IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/12/2021 14h20, última modificação 24/12/2021 12h45
Aqueles que indicaram um dos campi do instituto no ato da inscrição já podem se dirigir a essa unidade para solicitar o documento
ENCCEJA 2021 – Aprovados já podem solicitar certificados nas unidades de ensino do IFRR

A emissão do certificado ou da declaração é gratuita e realizada mediante a apresentação da documentação exigida em edital

Com a publicação do resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2021 (Encceja), os campi do IFRR já estão disponíveis para emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. Das cinco unidades de ensino do instituto, apenas o Campus Amajari (CAM) não emite o documento.

Dessa maneira, os interessados em obter a certificação, a partir da aprovação no exame, já podem se dirigir a um dos campi indicados no ato da inscrição (CBV ou CBVZO, em Boa Vista; CNP, em Novo Paraíso, no Município de Rorainópolis; ou CAB, no Bonfim) para fazer a solicitação.

O atendimento é gratuito, e o requerimento deve ser feito  no setor de protocolo do campus indicado pelo aprovado no ato da inscrição no Encceja, com a apresentação dos seguintes documentos: Boletim individual comprovando o resultado alcançado no Encceja 2021; Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (original e cópia); Certificado de Reservista (original e cópia, para os requerentes do sexo masculino); comprovante de residência atualizado (original e cópia); CPF (original e cópia); Título de Eleitor, com comprovação da última votação, ou Certidão de Quitação Eleitoral (original e cópia); duas fotos 3x4 (recentes e coloridas); Declaração afirmando que não possui ensino médio. 

A qualquer tempo, os aprovados poderão requerer a expedição do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência. Os campi do IFRR terão um prazo de 45 dias para a emissão desses documentos, a contar da data da solicitação. 

Outras orientações sobre o procedimento de solicitação do certificado ou da declaração em um dos campi do IFRR podem ser obtidas acessando o edital, no qual constam as informações completas sobre essa etapa. 

CERTIFICAÇÃO OU DECLARAÇÃO –  A Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, com base nos resultados do Encceja, são  possibilidades oferecidas às pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio em idade própria, incluindo aquelas privadas de liberdade e os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que estão fora do sistema escolar. 

É emitida a Declaração Parcial de Proficiência para o participante que conseguiu atingir a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja, que corresponde ao atual ensino médio.

Já o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é a certificação total emitida para o participante que conseguiu cumprir todos os componentes curriculares nas áreas avaliadas no exame. 



« Fevereiro 2022 »
month-2
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 1 2 3 4 5