ESCOLHA DE DIRIGENTES – Servidores e estudantes do IFRR devem atualizar credencial institucional

por Rebeca publicado 07/08/2020 13h45, última modificação 07/08/2020 21h21
Medida é necessária para a segurança do acesso à ferramenta de votação

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da consequente suspensão das atividades presenciais no Instituto Federal de Roraima (IFRR), a consulta para escolha de reitor da instituição e de diretores-gerais dos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Novo Paraíso e Amajari para o quadriênio 2020-2024 ocorrerá de forma remota, pela internet, por meio do sistema Helios Voting.

Para garantir a segurança do processo de consulta, servidores e estudantes devem atualizar sua senha de acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Conforme a Comissão Eleitoral Central (CEC), a indicação é especialmente para aqueles que ainda utilizam a senha padrão no sistema. O prazo para a atualização será até o dia 16 de agosto.

Os usuários devem atualizar/inserir o e-mail secundário no Suap, ou seja, o e-mail pessoal, para poder redefinir sua senha de acesso. “Muitos [servidores e estudantes] ainda usam a senha padrão no Suap. Então, é importante fazer essa atualização para evitar o risco de algum usuário conseguir acessar as informações de outro”, destacou a presidente da CEC, Heila Rodrigues.

De acordo com diretor de Tecnologia da Informação do IFRR, Francisco Filho, as credenciais institucionais utilizadas no Suap (login e senha) serão as mesmas para acessar o sistema de votação eletrônico Helios Voting. “Os sistemas são integrados. Portanto, é importante essa ação, que consiste na atualização ou na inserção, pelo próprio usuário, do e-mail secundário para recuperação e posterior mudança da senha”, disse.

Um vídeo tutorial sobre como atualizar o e-mail secundário e redefinir a senha do Suap foi produzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e pela Assessoria de Comunicação da Reitoria para orientar os usuários e está disponível no endereço https://youtu.be/YfimSc_j-C4. As listas com os nomes dos servidores e dos estudantes votantes do IFRR, bem como as demais publicações referentes à escolha de dirigentes, podem ser acessadas na página do processo de consulta, no portal do IFRR.

HELIOS – O Helios Voting é um sistema de votação eletrônica dotado de um mecanismo de segurança que garante a confidencialidade do voto, por meio da criptografia dos dados. O eleitor é identificado mediante login e senha de acesso individuais no ambiente de votação. Trata-se de um software livre, com auditoria aberta, desenvolvido por pesquisadores do grupo
de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês). Esse sistema também vem sendo utilizado por outros institutos federais para esse fim, a exemplo do Maranhão, do Norte de Minas Gerais e de Farroupilha.

Com a adoção do Helios Voting, servidores e estudantes do IFRR poderão votar de casa. Contudo, no dia da votação, as comissões eleitorais também disponibilizarão equipamento e acesso à internet nas unidades do IFRR, para possibilitar a votação àqueles que não disponham de recursos ou equipamentos próprios. Serão observadas as orientações de saúde e segurança sanitária do Comitê de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.

Laura Veras
Foto: Gildo Júnior/IFRR