Lançado edital para seleção de novos projetos de extensão no IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/06/2022 20h20, última modificação 27/06/2022 18h07
Lançado edital para seleção de novos projetos de extensão no IFRR

A seleção é destinada a projetos de extensão desenvolvidos por servidores e estudantes no atendimento à comunidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRR lançou, nesta segunda-feira, 20, edital de seleção pública para projetos de extensão, exercício 2022, por meio do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex). O período de inscrição, feita pelo módulo Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), será de 24 de junho a 8 de julho.

A seleção é destinada a projetos de extensão desenvolvidos por servidores, na condição de executores, e estudantes, na condição de protagonistas, no atendimento à comunidade, para concorrerem a bolsas do Pipex 2022.

Ao todo, serão selecionados 12 projetos para apoio financeiro com recurso total de R$ 74,4 mil. As bolsas terão vigência de três meses, conforme o cronograma de execução do edital, compreendendo o período de 1.º de setembro a 30 de novembro de 2022.

Conforme previsto no edital, o objetivo da seleção é contemplar projetos de extensão, dentro das áreas temáticas da política de extensão do IFRR (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente e recursos naturais, saúde, tecnologia e produção, e trabalho) e dos critérios estabelecidos no documento, para serem executados no exercício de 2022, no âmbito do instituto, por intermédio de cada campus.

Os demais detalhes sobre o funcionamento do programa, os critérios de seleção, as formas de pagamento de bolsas, entre outras questões, podem ser conferidos diretamente no documento recém-lançado.

PIPEX – O Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão visa oferecer a estudantes e servidores melhores condições para desenvolvimento de ações de extensão, cultura e desporto no IFRR que contribuam para a formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania.

Outras metas do programa são a valorização do protagonismo estudantil; a integração curricular, a articulação e a contextualização das atividades de formação profissional com a realidade social concreta; o incentivo a cooperação nas ações de extensão, favorecendo a interação destes com a comunidade, com o processo produtivo e com o mundo do trabalho; o desenvolvimento e a disseminação de ações para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de vida da comunidade do Estado de Roraima.