SISU – Mais de 140 vagas para cursos de licenciatura e tecnologia são disponibilizadas pelo IFRR

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 13/12/2022 15h37, última modificação 13/12/2022 15h37
As vagas foram destinadas para ampla concorrência, para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e para ações afirmativas

O período de inscrições por meio do Sisu para ingresso em um dos nove cursos do IFRR previstos no processo seletivo para 2023 será de 28 de fevereiro a 3 de março

Mais uma oportunidade de formação superior à vista. Para a edição 2023 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação), o IFRR tem disponível, por meio de termo de adesão, um total de 148 vagas, distribuídas em nove cursos de licenciatura e tecnologia dos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Assim, as pessoas que participaram da edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), antes do processo seletivo do Sisu, que obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e que não declararam estar na condição de treineiro ou treineira ao se inscrever no exame devem ficar atentas ao período de inscrição, que será de 28 de fevereiro a 3 de março de 2023.

No IFRR é possível concorrer para uma das vagas destes nove cursos: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (36 vagas no CBV, divididas entre duas turmas); Licenciatura em Ciências Biológicas (18 vagas no CBV); Licenciatura em Educação Física (18 vagas no CBV); Tecnológico em Gestão de Turismo (18 vagas no CBV); Tecnológico em Gestão Hospitalar (18 vagas no CBV); Licenciatura em Matemática (18 vagas no CBV); Tecnológico em Saneamento Ambiental (18 vagas no CBV); e Tecnológico em Gestão Pública (quatro vagas no CBVZO).

Para se inscrever na seleção, é preciso ter cadastro na plataforma digital do governo federal e login (credencial de identificação/autorização), acessar a página de inscrição do Sisu e seguir os passos para atualização/confirmação de dados, e, posteriormente, efetuar a inscrição. É possível escolher até duas opções de curso, além de  acompanhar o processo na plataforma digital.

LICENCIATURA – Formação de professores ou professoras com duração, dependendo do curso, de quatro a cinco anos.

TECNÓLOGO – Formação específica para atendimento das demandas do mundo do trabalho com foco na profissão relacionada ao curso. Duração de dois a três anos.

SISU – O Sistema de Seleção Unificada reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos, estes são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.