INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – 1º Encontro do Pibid ocorre nos dias 6 e 7 de outubro

por Laura publicado 27/09/2021 12h39, última modificação 27/09/2021 12h39
Evento será realizado pelo canal oficial do IFRR no Youtube

Voltado para o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria da educação pública brasileira, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem contribuído para a qualidade das ações acadêmicas destinadas aos futuros docentes que cursam licenciatura do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Este ano, a equipe da comissão do programa no IFRR, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino, realiza virtualmente o 1º Encontro do Pibid, nos dias 6 e 7 de outubro, com o objetivo de promover espaços para discussões e reflexões sobre a importância da iniciativa nos cursos de licenciatura do IFRR, socializar os trabalhos desenvolvidos pelo programa e promover trocas de experiências entre os estudantes participantes.

Transmitido pelo canal oficial do IFRR no Youtube, no endereço www.youtube.com/ifrroficial, o encontro terá início às 19 horas do dia 6 de outubro, com apresentação cultural e fala de gestores da instituição, seguidas da palestra “Contribuição do Pibid para a formação de estudantes de licenciatura: da formação acadêmica para o mundo do trabalho”, que será proferida pela professora convidada Eliene Maria da Silva, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No mesmo dia, ainda será realizada a mesa-redonda “Troca de experiências entre estudantes/profissionais do Pibid”, com estudantes egressos e professores do instituto.

O segundo e último dia de evento, será focado nos relatos de experiência dos supervisores e dos estudantes do Pibid. De acordo com a coordenadora do programa no IFRR, professora Luciana Leandro, a realização do encontro vai proporcionar aos participantes o contato com alunos egressos que apresentarão sua trajetória no programa e como essas experiências contribuíram para sua formação e atuação profissional. “Os participantes também conhecerão as ações que estão sendo realizadas no programa, através dos relatos dos professores supervisores e dos acadêmicos das áreas de Matemática e Biologia vinculados ao Pibid. Esperamos que todos os participantes possam vivenciar momentos de aprendizagem e troca de experiências por meio dessa ação, organizada pela comissão com muito carinho e dedicação”, disse.

As inscrições são on-line e já podem ser realizadas pelo link https://www.even3.com.br/iepifrre2021. O encontro é aberto a toda a comunidade acadêmica do IFRR.

PIBID – O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas, antecipando o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

27/9/2021