Novo sistema do IFRR vai melhorar gerenciamento das atividades de gestão de pessoas

por Laura publicado 23/11/2021 21h20, última modificação 25/11/2021 15h30
De 24 a 26 de novembro, equipe da instituição vai receber capacitação para a prática no Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão de Pessoas

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) adquiriu, e está em fase de implementação, do Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão de Pessoas (Sippag), que trará benefícios para a gestão de pessoas da instituição, permitindo mais celeridade, acessibilidade, segurança e transparência dos processos nessa área.

Conforme explicou a diretora de Gestão de Pessoas do IFRR, Géssika Paz, ações internas, como instalação do sistema nos computadores, reuniões administrativas e suporte técnico para os servidores que atuam em setores como o de Pagamento, já vêm sendo realizadas nos últimos dias para garantir a utilização efetiva do sistema. A intenção é que, a partir de janeiro de 2022, a instituição esteja utilizando o Sippag até para a emissão de portarias.

No período de 24 a 26 de novembro, uma equipe de profissionais do instituto participa de capacitação para a prática no sistema, a qual ocorre presencialmente no Laboratório de Informática do Campus Boa Vista da instituição, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Devem participar coordenadores de Gestão de Pessoas dos campi, coordenadores da DGP e chefes de gabinete das unidades. Os módulos a serem abordados no curso são os de Portaria, PDP, Concurso e Pagamento.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, esclarece que a aquisição do Sippag pelo IFRR traduz a preocupação da gestão em garantir a excelência nos serviços prestados. “Com a adoção dessa inovação, busca-se aumentar a eficiência e a eficácia no trâmite dos processos e cria-se a expectativa de uma maior agilidade e transparência nas informações repassadas aos servidores, em especial as relacionadas aos cálculos financeiros, bem como outras funcionalidades que o sistema oferece”, disse.

O SIPPAG – O sistema atua de forma complementar ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para auxiliar na gestão de pessoas de autarquias federais de ensino. Entre os seus benefícios estão automatizar cálculos financeiros, gerar portarias, emitir declarações, incluir e lançar concessões administrativas no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape). Além disso, ele permite o acesso aos relatórios e às estatísticas de gastos, podendo auxiliar os gestores do IFRR nas tomadas de decisão em nível estratégico.

23/1/2021