Por meio de parceria, IFRR chega a todos os municípios de Roraima

por Sofia Lampert publicado 03/03/2023 19h11, última modificação 03/03/2023 19h11
A parceria interinstitucional possibilitou a oferta de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação por meio da Educação a Distância (EAD)

Em 2022, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e o Instituto de Educação de Roraima (Ierr) assinaram um termo de cooperação técnica para levar educação a todo o Estado de Roraima, ofertando cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação lato sensu. Já foram firmados dois acordos para viabilizar, por meio da estrutura da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a realização de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) nos 15 polos do Ierr instalados nos municípios. 

Nesta sexta-feira, 3, foi realizada uma reunião entre as duas instituições para formalizar a entrada de mais uma unidade do IFRR nessa parceria: o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Ele vai atender a cinco municípios nos polos do Ierr: Alto Alegre, Boa Vista, Caroebe, São João da Baliza, Cantá e Bonfim.  

 

Além da adesão do CBVZO, o Campus Avançado Bonfim (CAB) firmou uma parceria com as prefeituras do Amajari e do Uiramutã para ofertar 150 vagas em cursos nesses municípios. Com isso, o IFRR alcança 100% do estado com cursos na modalidade EAD. 

Conforme a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, professora Solange Santos, a parceria é uma significativa devolutiva à sociedade roraimense. “É significativa principalmente para o IFRR, que cumpre o seu papel social de democratização do ensino, além de oferecer estrutura física e pedagógica. Para nós é gratificante alcançar a comunidade em seu local. Embora atendamos alunos de outros municípios na Capital, é diferente de estar presente na localidade”, disse. 

 

Para o diretor-geral do CBVZO, professor Isaac Sutil, a entrada da unidade na parceria obedece à missão institucional do IFRR. “É simbólico que nossa unidade esteja ampliando seu alcance. Nós conseguimos o fomento pela Capes/UAB em dois cursos – graduação em Gestão Pública e pós-graduação em Educação Empreendedora –, previstos para iniciar-se ainda este ano. Assim, o IFRR mostra serviço com a verticalização do ensino, que é a característica da instituição, e oferta serviços à comunidade em todos os municípios do estado. Fico orgulhoso de fazer parte de uma equipe como a do CBVZO, que se empenhou para conseguir que o projeto fosse aprovado. É muito gratificante ver o trabalho que a equipe vem desenvolvendo e amadurecendo a cada dia”, comentou.  

A reitora do Ierr, professora Elisia Martins, explica que a parceria visa levar educação de qualidade para todo o Estado de Roraima. “Queremos estar nos quatro cantos do estado, ou seja, chegar com a oferta de qualidade, que é o referencial do IFRR, e manter, por meio do governo do estado, possibilidades em infraestrutura e recurso pessoal para o trabalho do IFRR”, declarou.

 

 

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, estar presente em todo o estado era um dos maiores objetivos da instituição.  “Sem a parceria, nem o IFRR nem o Ierr chegariam aos municípios, mas, juntos, conseguimos fazer todo o trabalho. Ou seja, a parceira é fundamental, pois o Ierr leva a logística de apoio aos polos, enquanto o IFRR leva a formação, com professores, tutores e apoio da Capes. Tínhamos uma dívida com o Uiramutã, e, agora, com cursos chegando à sede, fechamos nosso ciclo em buscar alcançar todo o estado. É uma sensação de dever cumprido. Vamos iniciar os cursos, e nossa preocupação maior é manter os estudantes e o êxito deles”, afirmou.  

COMO FUNCIONA O ACORDO – As equipes do IFRR ficarão responsáveis, entre outras coisas, pela gestão dos cursos e pela disponibilização dos professores para as formações. Já da parte do Ierr, a responsabilidade é ofertar a estrutura física dos laboratórios de informática com acesso à internet e os recursos humanos necessários ao funcionamento do Centro Multimídia de Apoio Presencial, além de garantir a manutenção dos equipamentos de informática e dos demais instrumentos de uso acadêmico, incluindo a reposição de peças e o atendimento local, entre outras providências previstas nos documentos.

 

Ascom/Reitoria
Fotos: Gildo Júnior
3/3/23
« Fevereiro 2023 »
month-2
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4