Procedimentos para Criação de Novos Periódicos

A criação de novos periódicos científicos institucionais se dará mediante a submissão de proposta, a qual deverá seguir as seguintes orientações:

  • A proposta deverá ter como proponentes servidores do quadro efetivo do IFRR;

  • A proposta deverá considerar a cultura científica da(s) área(s) de conhecimento a qual se vincula e os critérios de avaliação estabelecidos pela mesma;

  • A proposta será submetida mediante o preenchimento do Formulário de Criação de Periódico Científico Institucional (clique aqui), o qual contempla os seguintes aspectos:


I. Título do Periódico, e subtítulo (se houver);

II. Título abreviado ou sigla;

III. Área(s) de conhecimento a que se vincula (conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq);

IV. Justificativa;

V. Objetivos;

VI. Política Editorial do Periódico (foco e escopo; normas para submissão de artigos; modalidades de trabalhos aceitos; critérios para seleção/avaliação dos trabalhos submetidos; Normas técnicas a serem utilizadas nos trabalhos periodicidade; número mínimo de artigos por edição; idioma);

VII. Indicação da Comissão Editorial, com identificação de titulação, vínculo institucional e correio eletrônico de cada um de seus membros;

VIII. Indicação de Editor(a)-chefe, devendo este ser servidor efetivo do IFRR, com titulação de doutor, de reconhecida atuação na área de conhecimento do periódico por seus méritos científicos, acadêmicos e profissionais;

IX. Assinatura de todos os indicados no Formulário de Criação de Periódico Científico Institucional.


  • Após preenchimento e assinatura, o Formulário de Criação de Periódico Científico Institucional deverá ser enviado ao email da Coordenação de Editoração e Divulgação Científica (publicacoes@ifrr.edu.br), com cópia para o email da PROPESQ (propesq@ifrr.edu.br).

  • Após recebimento, caberá à Coordenação de Editoração e Divulgação Científica/PROPESQ as providências quanto ao processo de avaliação da proposta.

  • A proposta será avaliada por uma Comissão, designada pela PROPESQ, por meio de portaria.

  • Após aprovação, caberá à Coordenação de Editoração e Divulgação Científica as providências para inclusão do periódico no Portal de Periódicos Científicos do IFRR.

  • Uma vez inserido no Portal de Periódicos Científicos do IFRR, o periódico hospedado passa a ter como responsáveis por seu desenvolvimento o(a) Editor(a)-chefe e a Comissão Editorial indicados na sua proposta.


Informações

Informações sobre submissão de artigos: clique aqui