ProfEPT lança sistema e divulga prazos para autoavaliação

por Sofia Lampert publicado 20/07/2020 19h35, última modificação 27/12/2021 14h41
Egressos são chamados a participar a partir de 20 de julho; docentes e discentes, a partir de 1.º de agosto

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) acaba de lançar o seu sistema de autoavaliação e divulgar os prazos para que egressos, estudantes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o planejamento estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e atender às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A partir de 20 de julho, os egressos do ProfEPT já poderão acessar a ferramenta e participar da autoavaliação. Em 1.º de agosto será a vez dos docentes, dos discentes e dos coordenadores locais. O prazo para todos vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação, e, em novembro, um seminário nacional.

O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para a verificação do cumprimento das regulamentações; e para a publicação dos resultados do programa.

A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT a partir de 20 de julho.

ProfEPT no IFRR

O Instituto Federal de Roraima abriu sua primeira turma em 2019, pelo Campus Boa Vista (CBV), com 22 vagas, sendo metade para servidores e  metade para a comunidade em geral. Por isso, a instituição ainda não tem egressos formados pelo programa.

Apesar disso, a coordenadora do programa no IFRR, professora Danieli Lazarini de Barros, destaca a importância da autoavaliação: “O mestrado ProfEPT fará sua autoavaliação para detectarmos as fragilidades e propormos estratégias para melhorar o programa. Somos os novíssimos na rede, porém é muito importante que os docentes, os discentes e a coordenação participem da autoavaliação”, disse.

Manuais de orientações

Os envolvidos no programa devem conferir as orientações destinadas ao grupo a que pertencem e participar da pesquisa nas datas estabelecidas:

Egressos – 20 de julho a 30 de agosto

Instituição associada –  1.º a 30 de agosto

Docentes – 1.º a 30 de agosto

Discentes – 1.º a 30 de agosto

Com informações do ProfEPT: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16436-autoavaliacao20

Complementado por Sofia Lampert
20/7/2020