QUALIFICA MAIS – IFRR é selecionado no programa e oferecerá dois cursos em 2022

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 19/11/2021 17h15, última modificação 24/11/2021 09h29
A inciativa tem como linha de atuação a adesão institucional a três programas contemplados pelas linhas de fomento: Progredir, Energif e Emprega Mais

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi contemplado com o programa Qualifica Mais, do governo federal.  Essa é uma linha de fomento voltada à oferta de vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada (FIC). O programa visa qualificar trabalhadores e aprendizes com ofertas vinculadas às necessidades setoriais de mão de obra qualificada.

Segundo a gestão do IFRR, a iniciativa tem como linha de atuação a adesão institucional a três programas contemplados pelas linhas de fomento: Progredir, Energif e Emprega Mais.  Desses três, dois serão oferecidos pelo IFRR em 2022.

O Progredir oferece vagas em curso de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI),  voltado ao atendimento e à inclusão produtiva dos beneficiários do programa Auxílio Brasil.  Na modalidade presencial, o curso é destinado a jovens de 18 anos ou mais com ensino fundamental completo. Ele terá carga horária de 160 horas e previsão de 500 vagas, distribuídas nos municípios de Roraima.

Outra linha de fomento é o EnergIF, que visa impulsionar a formação profissional tecnológica em energias renováveis e eficiência energética, por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias. O curso também será presencial e ofertado para maiores de 18 anos com ensino fundamental completo. Terá carga horária de 160 horas e previsão de 100 vagas.

Ambos os programas já têm edital interno para a seleção de professores. No entanto, os editais dos cursos para seleção de alunos ainda estão em fase de conclusão. Todas as etapas da seleção estarão disponíveis no link https://sgc.ifrr.edu.br/, que é o Sistema de Gerenciamentos de Concursos do IFRR.

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, a contemplação com tais fomentos é muito importante para a instituição. “A adesão do IFRR ao programa Qualifica Mais visa proporcionar aos nossos jovens a inserção no mundo do trabalho por meio de qualificação profissional de qualidade, e isso para nós tem grande relevância, uma vez que são  iniciativas como essa que contribuem para o cumprimento da nossa missão institucional”, disse.

Dúvidas a respeito do programa podem ser enviadas para o e-mail  qualificamais@ifrr.edu.br

19/11/21
« Dezembro 2021 »