IFRR inicia implantação de processos eletrônicos pelo Suap

por Rebeca publicado 20/05/2020 14h49, última modificação 20/05/2020 14h49
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) dá mais um passo para a implantação dos processos eletrônicos pelo Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). A preparação para atender a essa demanda iniciou-se em 2019 no âmbito da instituição.

Em atendimento ao Decreto 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo nos órgãos e nas entidades da administração pública federal, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) dá mais um passo para a implantação dos processos eletrônicos pelo Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). A preparação para atender a essa demanda iniciou-se em 2019 no âmbito da instituição.

Nesta quinta-feira, 21, às 17 horas, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma webconferência de treinamento será realizada pela Diretoria de Informação e Tecnologia do IFRR. Para melhor orientar os servidores sobre o funcionamento, a equipe pretende mostrar o módulo de processo eletrônico, o gerenciamento de permissões para utilização, as formas de abertura, o anexo de documentos e o encaminhamento dos processos.

O diretor de TI do IFRR, Francisco de Assis da Silva Cavalcante Filho, afirmou que, durante a demonstração, ao apresentar o funcionamento do módulo, a intenção é que os servidores tenham uma ideia geral de como deverão proceder para abrir os processos. “Também teremos espaço para os participantes tirarem dúvidas”, disse.

A chefe de Gabinete da Reitoria, Any Almeida, explicou que, em 1º de março de 2020, foi iniciado o piloto referente à emissão de documentos eletrônicos no Suap, como comunicados, declarações, ofícios, conforme Ofício Circular 7/2020-GAB/REITORIA/IFRR, de 20 de fevereiro de 2020. O documento também informava a implantação dos processos eletrônicos até junho, após o devido treinamento.

Entretanto, com a situação vivenciada de pandemia e a instituição do trabalho remoto nas unidades, o IFRR teve de antecipar a implantação dos processos eletrônicos, de forma que a tramitação de processos da instituição não seja prejudicada. "Havíamos planejado a realização de treinamento presencial, em todas as unidades, porém, em virtude da situação de pandemia, não foi possível. Outrossim, acreditamos que, com a implantação do módulo, os processos da instituição ganharão mais transparência, rapidez e economia", declarou Any.

Nesta terça-feira, 19, o Gabinete encaminhou ao e-mail de todos os servidores o Oficio Circular 16/2020, informando a implantação do módulo de processo eletrônico, bem como dando outras orientações de como fazê-lo. O documento informa ainda a disponibilidade, no YouTube, de tutoriais criados pela DTI para melhor orientar os interessados (http://www.ifrr.edu.br/tutoriaisemvideo).

Todos os documentos sobre a implantação dos documentos e dos processos eletrônicos no IFRR estão disponíveis no link http://reitoria.ifrr.edu.br/dti/suap/processo-eletronico-orientacoes/documentos/implantacao-de-documentos-processos-eletronicos-no-ifrr.

 
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
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