IFRR vai apoiar a 9ª edição do Startup Day

por Antonio Evaldo Soares publicado 17/05/2017 19h10, última modificação 18/05/2017 11h01
Durante o evento, previsto para os dias 19 e 20 de maio, quatro professores da área de desenvolvimento de software do quadro docente do CBV vão estar à disposição das startups para mentoria e melhoramento dos projetos de cunho tecnológico

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Reitoria e do Campus Boa Vista (CBV), com professores de computação dos cursos Técnico em Informática e superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vai participar como apoiador na 9ª edição do Startup Day, prevista para os dias 19 e 20 de maio. O evento é promovido pelo Sebrae-RR em parceria com o movimento Buriti Valley.

A iniciativa é nacional e busca difundir o conceito desse tipo de negócio (startup) que tem como principais características a gestão e a utilização da informação e das novas tecnologias. O evento é aberto para a comunidade interessada no tema, além de profissionais e estudantes de áreas como Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia, Design Gráfico, Web Design, Publicidade, Comunicação, Administração e Marketing.

O diretor do NIT do IFRR, Vinícius Tocantins, explica que o evento vai contribuir para o fomento de atividades já realizadas nos cursos de Informática do Campus Boa Vista, como o projeto Jovem Empreendedor Tecnológico-Startups, o qual, há três anos, capacita tecnologicamente startups por meio de ações integradoras entre as disciplinas de Informática da grade curricular do aluno. “A ideia é que os discentes dos cursos de tecnologia estejam cada vez mais próximos de problemas reais da sociedade e que as soluções de base tecnológica sejam produzidas dentro dos ambientes acadêmicos, a exemplo das ações do Campus Boa Vista”,  enfatizou Tocantins.

Durante o Startup Day, quatro professores da área de desenvolvimento de software do quadro docente do CBV vão estar à disposição das startups para mentoria e melhoramento dos projetos de cunho tecnológico. Além de ações desse tipo, a programação inclui palestras e mesas-redondas voltadas aos interessados em aprimorar suas ideias aplicando esse modelo de negócio. Para tanto, o Sebrae-RR e os demais parceiros envolvidos na ação buscaram nomes de referência para contribuir para a difusão desse conceito em Roraima.

StartupsO nome é inovador e um pouco desconhecido. Na prática, refere-se a ideias desenvolvidas para sanar um problema encontrado na sociedade, em ambientes de incerteza (coletivos em sua maioria) que utilizam os recursos das novas tecnologias repetíveis (capazes de apresentar os mesmos resultados em escala), escaláveis (que podem ser reproduzidos repetidamente em grande quantidade) e capazes de atender às necessidades atuais e futuras da população.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Sebrae-RR no Facebook: www.facebook.com/sebraerr.

17/5/2017