Última semana da pesquisa para identificar problemas e dificuldades relacionadas ao ambiente de trabalho no IFRR
Esta é a última semana para servidores dos cinco campi e da Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR) contribuírem para a pesquisa lançada pelas Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps), com objetivo de identificar as principais dificuldades e problemas relacionados com a saúde e a segurança do servidor.
Lançado na abertura da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), em 12 de agosto, o link do questionário (https://forms.gle/9ixvo2yjVwtYb9HB6) estará disponível para resposta até o dia 30 deste mês. Não há necessidade de identificação do participante. Em cada unidade, a pesquisa ficará sob a responsabilidade da sua Cissp, que tem funções semelhantes às das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das empresas privadas.
As respostas vão ajudar a fundamentar os trabalhos futuros das equipes que trabalham na política interna de segurança e saúde do servidor. O questionário foi elaborado pela equipe da Cissp e pela equipe multiprofissional de vigilância e promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor do IFRR (Pass).
O participante poderá interromper ou deixar de responder a qualquer uma das perguntas feitas. Composto por perguntas fechadas e abertas, o questionário aborda informações gerais sobre o servidor, organização e condições do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida social, problemas de saúde e sugestões de ações institucionais.
Ainda sobre o questionário, caso tenha alguma dúvida, o servidor pode buscar esclarecimentos diretamente com os integrantes da Cissp e da equipe multiprofissional da Pass/IFRR.
POLÍTICA – No IFRR, a política de saúde e segurança do servidor está amparada pela Resolução 282, de 17 de fevereiro de 2017, do Conselho Superior (Consup), que tem o objetivo de definir diretrizes gerais para as ações de vigilância aos ambientes e aos processos de trabalho, com vistas à promoção da saúde do servidor do IFRR.
Cabe à Reitoria e aos campi, por meio da Diretoria e das Coordenações de Gestão de Pessoas, com o auxílio das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público e da equipe multiprofissional da Pass, propor, implementar e acompanhar a execução dessas ações.