V Fórum de Integração do IFRR terá 250 atividades

por Rebeca publicado 23/11/2016 13h20, última modificação 23/11/2016 13h20
Durante o V Fórum de Integração do IFRR (Forint), que ocorre de 28 a 30 de novembro, no Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima, serão divulgados aproximadamente 250 trabalhos em formato de palestras, oficinas, mesas-redondas, salas temáticas, apresentação de pôsteres, exposições tecnológicas e apresentações culturais.

A abertura do evento será a partir das 18h30h do dia 28, mas a programação terá início durante o dia. Com o tema “Integrando saberes: o sentido e a identidade do IFRR”, este ano o Forint será direcionado em quatro eixos temáticos, que nortearão as atividades: Egressos: o olhar do outro; Outros sujeitos, outros saberes; Trabalhadores EPT: tensões identitárias; e Impactos sociais e alternativas para mudança.

A programação está disponível no site http://www.ifrr.edu.br/forint/v-forum-de-integracao/o-evento, no qual o interessado poderá fazer sua inscrição nas atividades. Para quem participar durante os três dias, será fornecido certificado de 30 horas. A ideia é ofertar aos participantes um espaço que funcione como uma grande feira do conhecimento, com várias opções de apresentação de trabalhos, debates e aprendizados.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Tomás Armando del Pozo Hernández, o Fórum de Integração é um evento institucional organizado por todos os campi do IFRR que ocorre anualmente. Neste ano, o CBVC tem a tarefa de sediar. Espera-se a participação de servidores e estudantes de todas as unidades.

Hernández ressaltou que o objetivo é apresentar os resultados positivos e os problemas enfrentados pelo IFRR, além de problematizar o fazer como instituição de serviço público e debater sobre o retorno à sociedade. “Nos quatro eixos, discutiremos o que estamos fazendo de positivo e negativo, ou seja, vamos realizar uma discussão interna do nosso fazer. Precisamos entender qual é o retorno que estamos dando à sociedade, qual é o nosso papel e se esse papel está sendo cumprido”, explicou.

No primeiro eixo, “Egressos e o olhar do outro”, Hernández disse que a intenção é discutir qual a visão que a sociedade e o egresso têm do IFRR, qual o retorno da instituição à sociedade por meio desse estudante. A temática diversidade, seja ela de gênero, seja de saberes, seja de culturas, também estará em debate no eixo “Outros sujeitos, outros saberes”.

O papel dos trabalhadores da educação profissional tecnológica, quer técnicos administrativos, quer professores, quer gestores, é outro tema que terá espaço nos debates, pois, segundo Hernández, esse eixo vai discutir a relação entre esses servidores da educação, os papéis que desempenham dentro da instituição e os problemas enfrentados por eles. Por último, e não menos importante, o quarto eixo vai abordar a questão dos impactos sociais e das alternativas para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

Rebeca Lopes

IFRR/Campus Amajari