Docentes do Curso

por Laio Denis Carvalho Lira publicado 25/09/2019 14h25, última modificação 27/09/2019 15h07

Docentes do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física

 




Coordenador Moacir Augusto de Souza

Graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1988) e Mestrado em Educação Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2000), Especialista em Ciência Morfológicas, pela Universidade Federal de Roraima e Especialista em Comércio Exterior, pela Universidade Católica de Brasilia. Atualmente é professor de ensino de EBTT, Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física do IFRR - GEPEF e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR.

E-mail: moacir@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

 

Aline Cavalcante Ferreira

Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR. Doutora em Educação, na linha de pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores, pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Mestre em Letras na área de Literatura, Artes e Cultura Regional, subárea Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Roraima/UFRR.

E-mail: aline@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Ana Claudia de Oliveira Lopes

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), Mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP (2018). Foi chefe de departamento de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e professor efetivo da Universidade Nilton Lins e atualmente é diretora de políticas de extensão e articulação de parcerias do Instituto Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroginástica, avaliação, educação física escolar, treinamento de natação e ginástica laboral.

E-mail: ana.lopes@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Ana Aparecida Vieira de Moura

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima (1995), mestrado em Ciência da Educação Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (1999) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de Brasília (2015), Especialista em Coordenação Pedagógica. Experiência na formação de professores com atuação no Instituto Superior de Educação de Roraima; participou da implantação e instalação da Universidade Estadual de Roraima atuando como professora formadora até 2009. Atualmente é professora do Instituto Federal de Roraima ministrando Língua Portuguesa no Ensino Médio e Filologia Românica no Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica. Pesquisa na área de Lingüística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de professor, ensino e sociolinguística, letramentos.

E-mail: ana.moura@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Anazita Lopes de Miranda Viana

Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Anápolis(1999), especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional de Curitiba(2009) e especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira(2001). Atualmente é Professor de LIBRAS do Instituto Federal de Roraima e Professora de Libras do Instituto Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

E-mail: anazita.lopes@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Cidéia Salazar Pereira

Graduação em Ciências Biológicas - UFRR (1994) com especialização em Ciências Morfológicas - UFRR (1997) e Educação em Saúde Pública - UNAERP (1996). Com mestrado em Ciência da Educação Superior (UCC - Cuba - 2001). Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA- Paraguay - 2013). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

E-mail: cideia.salazar@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Eliana da Silva Coêlho Mendonça

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). É especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre em Ciência da Motricidade Humana e é doutoranda em Saúde e Desporto. Atua como Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Qualidades Físicas, Saúde, Lazer e Desenvolvimento Infantil.

E-mail: eliana.mendonca@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Emanuel Alves de Moura

Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor educação básica, técnica e tecnológ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

E-mail: emanuel@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Guilherme da Silva Ramos

Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Roraima (1996), Mestrado em Ciências da Educação Superior (Educação do Campo) pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001), revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Pós-graduação Lato sensu em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Pós-graduação Lato sensu em Agricultura biodinâmica pelo Instituto Elo e Universidade de Uberaba, Curso Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal Fluminense/Colégio Agrícola Nilo Peçanha (1985). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR e o representa junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável CEDRS, Comissão Estadual de Produção Orgânica - CPOrg - do MAPA e Conselho Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

E-mail: guilherme@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Jerusa Soares da Rocha

Graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2006). Atualmente é coordenadora do complexo de artes do Instituto Federal de Roraima e professor de artes do Instituto Federal de Roraima, atuando principalmente nos seguintes temas: eja, dificuldades, políticas educacionais, inovação, tecnologia, extensão, ensino, espanhol, lengua e docência e guiana.

E-mail: jerusa.soares@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Jessyka da Silva Santos Costa

G raduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Estácio da Amazônia (2013). Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem e família. Mestranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica ? PROFEPT.

E-mail: jessyka.costa@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Josias Neves Ribeiro

Graduação em ENFERMAGEM pelo Centro Universitário de Volta Redonda-RJ (2005). Pós Graduação em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela FIOCRUZ - EAD-(2010), e Pós graduação em Segurança do Paciente também pela FIOCRUZ - EAD-(2015). Atua como docente do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem experiência na área de Ensino e Enfermagem, com ênfase em Saúde do Trabalhador e Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - IRAS, dominando ainda sobre o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e Segurança do Paciente.

E-mail: josias.ribeiro@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Liliana Roth

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Ginástica Rítmica pela UNOPAR (2006). Atuação profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, no curso de Licenciatura em Educação Física, nos componentes de Dança I, Dança II, Dança III, Artes na Educação Física, Ginástica Ritmica, Recreação e Lazer, Estágio Supervisionado, e curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo no componente de Folclore aplicado ao Ecoturismo. Coreógrafa do Grupo Folclórico Coração Caipira, desde 2013.

E-mail: liliana.roth@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Luciana Leandro Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2014). Atualmente é Coordenadora da Pós-graduação em Docência em Educação Física Escolar, na modalidade EaD e professora nos cursos de Licenciatura em Educação Física, Matemática e Tecnólogo em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, Estudo das Deficiências, Tênis de Mesa, Turismo Adaptado e saúde.

E-mail: luciana.silva@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Marcello da Silva Soares

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Voleibol, Organização de Eventos Escolares e Treinamento Físico.

E-mail: marcello.soares@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Marcelo Calixto Mineiro

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Federal de Roraima(2008) e especialização em Educação Inclusiva pela ULBRA - Pólo Universitário Luterano de Manaus - ULBRA/BOA VISTA-RR(2010). Tem experiência na área de Educação Física.

E-mail: marcelo.mineiro@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

 Marco José Mendonça de Souza

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2010). Atualmente Trabalha no Institutor Federal de Educação,ciência e Tecnologia do Pará, Doutorando na Utad (Universidade trás-os-Montes e Alto Douro- Portugal) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: brinquedo, brincadeira e o desenvolvimento motor, imc, dermatoglífia , tecnico subsequente, postura e equilíbrio, estresse,unidade hospitalar,enfermeiros e corrida, inclinação e incidência de lesão. Metodologia.

E-mail: marco.souza@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Marlúcia Silva de Araújo

Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2009), habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Espanhola, no Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Roraima (IFRR), área de Língua Portuguesa e Literatura.

E-mail: marlucia.araujo@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Nadson Castro dos Reis

Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdades Integradas da Católica de Brasília (1994). Epecialização em Educação Especial: Faculdades Integradas de Tangará de Serra (2005), Especialização em Decência no Ensino Profissional e Tecnológico, com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2009). Especialização em Gestão Pública: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (2010), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Experiência na área de Educação Física Inclusiva.

E-mail: nadsoncastro@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Paulo Rogério Lustosa

Professor efetivo de filosofia do IFRR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, desde janeiro de 2012. Atua no ensino superior nos cursos de Biologia, Letras e Educação Física, e nos cursos de ensino médio tecnológico. Possui graduação em Filosofia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP ( 2003 e 2010), e mestrado em Filosofia pela mesma Universidade (UNESP 2005). É professor efetivo de filosofia no IFRR, e anteriormente foi professor efetivo de filosofia da rede estadual paulista.

E-mail: paulo.lustosa@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Paulo Henrique de Lima Reinbold

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Presidente da comissão de concurso e vestibulares IFRR. tutor da faculdade de medicina da universidade Federal de Roraima. Professor de Anatomia do instituto federal de Ciencia e Tecnolgia de Roraima. Professor de Fisiologia do Instituto Federal de Roraima . Professor de anatomia Comparada daa faculdades cathedral. Instrutor de atendimento Pre Hospitalar no Curso de Capacitacao dos soldados do Corpo de bombeiros de Roraima.Professor do curso de voleiboll nivel dois da confedeacao Brasileira de Voleibol no componente fisiologia do exercicio. Publicacao do artigo com o tema dermotomicoses em indigenas, professor Orientador da monografia Patologias neurológicas. Monistrante do Curso DEPOC , Ministrante do Curso de Primeiros Socorros.

E-mail: pauloreinbold@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Paulo Russo Segundo

Professor Efetivo do Curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Mestre em Atividade Física e Saúde pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Graduado em Educação Física pela Universidade de Brasília- UnB. Coordenador do projeto em Educação Física do PIBID-CAPES que atua na formação de estudantes de graduação em novas metodologias de ensino.

E-mail: paulo.russo@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Roberto de Queiroz Lopes

Licenciatura Plena em Pedagogia/Hab. Adm Escolar pela Universidade da Amazônia (1991) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Roraima (1998). Especialização em Direito Processual Civil (Faculdade Atual da Amazônia). Especialização em Direito e Processo do Trabalho (Universidade Anhanguera - Uniderp (2010). Mestre em Educação Agrícola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

E-mail: roberto@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

 Roseli Bernardo Silva dos Santos

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos -Unisinos. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Univerdad Camilo Cienfuegos -Cuba. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Patrocínio-MG, graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, Bacharelado em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal de Roraima. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima. Atualmente é Coordenadora Geral do projeto Saberes Indígenas na Escola - MEC, membro da comissão da construção do projeto do primeiro Campus Indígena do IFRR na terra Indígena Raposa Serra do Sol. Atua com projetos IFRR, mulheres mil (indígena) e trabalhos de oficinas com os índios citadinos na cidade de Boa Vista- RR. Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação -PPGE, da Universidade Estadual de Roraima.

E-mail: roseli@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Silvina Faria dos Santos

Mestrando em Educação/UERR.; Especialista em: Educação Profissional Tecnológica Inclusiva-IFMT, graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia-Universidade Federal de Roraima (2000), Professora de Educação Profissional Tecnológica Inclusiva (Braille, Libras, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) e nas disciplinas: História da Educação, Didática e demais na área de Pedagogia.

E-mail: silvina.santos@ifrr.edu.br

Currículo Lattes

Virginia Marne da Silva Araujo dos Santos

Graduação em Psicologia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual da Paraíba (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (2017). Atualmente é docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. É vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação, Ciência e Tecnologia e pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisa autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (GEPAIIRR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professor, Ciência,Tecnologia e Sociedade - CTSA, Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem.

E-mail: virginia.santos@ifrr.edu.br

Currículo Lattes