Abertas novas vagas para curso de português para estrangeiros

por Virginia publicado 19/05/2023 21h01, última modificação 19/05/2023 21h01
As inscrições seguem até 25 de maio e devem ser realizadas de forma presencial, na Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista (Direx/CBV).

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) está com inscrições abertas, até 25 de maio, para o curso Língua Portuguesa para Estrangeiros. Estão sendo ofertadas 60 vagas, e as inscrições são gratuitas.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Diretoria de Extensão (Direx) do campus, na Avenida Glaycon de Paiva, 2696, Bairro Pricumã. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Com carga horária de 50 horas, o curso possibilitará certificação aos estudantes que cumprirem 75% ou mais do total da carga horária oferecida. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 19h às 22h.

Objetivo – A ação visa proporcionar ao imigrante condições de se expressar autonomamente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa, de maneira a atingir um nível de competência comunicativa que possibilite sua real integração social, cultural e profissional.

A formação será ministrada pelos acadêmicos da Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas-Segunda Habilitação, sob a orientação do professor Alex Rezende Heleno. É a segunda vez que o docente coordena esse tipo de curso.

Essa nova oferta faz parte do processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação do IFRR. De acordo com a Resolução 558/2021 do Conselho Superior (Consup), de 3 de março de 2021, a curricularização da extensão consiste na inclusão de atividades de extensão integradas com o ensino e a pesquisa no currículo dos cursos de graduação, sob a perspectiva de uma transformação social por meio de ações de acadêmicos, orientadas por docentes do IFRR, envolvendo a comunidade externa.

“Dar continuação a essa ação formativa, que objetiva a inclusão social e, acima de tudo, promove a equidade, nesse caso, para a população de estrangeiros em Roraima, é gratificante. E, agora, com o processo de curricularização da extensão será a oportunidade de os acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas-Segunda Habilitação colocarem em prática os conteúdos estudados nos componentes curriculares do curso. Esse contato com a comunidade externa durante a formação acadêmica representa um aprendizado a mais para o discente, que estará inserido em um processo institucional que envolve ensino, pesquisa e extensão. Portanto, essa ação trará benefícios significativos, no âmbito educacional e profissional, para os acadêmicos do IFRR e para os estrangeiros, pois terão resultados que poderão contribuir para sua atuação no mundo do trabalho”, disse Heleno.

De acordo com coordenadora do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas-Segunda Habilitação, professora Ana Aparecida Moura, a curricularização da extensão é uma obrigação legal, regulamentada pela Resolução n.º 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2018, e propõe que os cursos de graduação destinem tempo e espaço para o estudante atuar em um nível de aplicação dos conhecimentos desenvolvidos ou construídos no período da formação. “O espaço curricular para a ação extensionista possibilita engajamento e compromisso dos estudantes com sua formação e proporciona formação humanizada, tendo em vista a interação dialógica que se estabelece entre o estudante que aprende, o professor que orienta e a comunidade ou grupo que os recebe. A finalidade da organização das atividades de extensão no currículo do curso é viabilizar o protagonismo estudantil, tendo em vista proporcionar tempo, espaço e orientação para o estudante atuar de forma planejada em uma dada realidade, possibilitando, inclusive, o desenvolvimento da pesquisa, aspecto assaz importante para a formação de docentes críticos que possam transformar a realidade de um dado contexto histórico e social”, explicou Ana.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista