PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA – Ações institucionais estreitam os laços com as famílias visando ao desenvolvimento do aluno

por Virginia publicado 19/05/2023 19h01, última modificação 19/05/2023 19h01
Pensando nas diversas possibilidades a partir dessa parceria entre a escola e a família, o CBV tem desenvolvido várias ações para trazer familiares para participar de atividades integrativas, recreativas e culturais.

Um dos objetivos da equipe gestora e pedagógica do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) é estreitar cada vez mais os laços com as famílias dos alunos, pois acredita que, trazendo a família para participar do cotidiano escolar, os estudantes se sentirão mais motivados e a instituição alcançará seus objetivos de maneira mais eficaz, resultando num maior engajamento estudantil e num melhor rendimento escolar.

CBV em movimento – Como forma de celebrar o Dia da Família na Escola, comemorado em 24 de abril, o Dia Internacional da Família, festejado em 15 de maio, e homenagear às mães pela passagem do Dia das Mães, no segundo domingo de maio, a unidade de ensino realizou mais uma edição do CBV em Movimento, na manhã do último dia 13, sábado, no hall de entrada do CBV.

A programação de acolhimento contou com mensagem de boas-vindas e reflexão, além de sorteio de brindes. Também foram ofertadas as oficinas Parentalidade e Automaquiagem. A parte cultural contou com apresentações musicais e com a participação livre de estudantes e pais, que, ao microfone, deixaram mensagens de reflexão sobre a importância da família na escola.

Essas duas importantes datas promovem reflexão sobre a importância da parceria entre a escola e a família para o contexto social vivido nos últimos anos, no qual o cenário de insegurança, conflitos, intolerância e violência nas escolas tem se intensificado e demandam, cada vez mais, esforços conjuntos para o reestabelecimento do clima de paz e harmonia no ambiente escolar, favorecendo não somente o êxito do processo de ensino-aprendizagem, mas principalmente o desenvolvimento integral do aluno.

Outras ações – Realizados periodicamente, as reuniões de pais e mestres e os plantões pedagógicos também visam criar mais espaços de interação e trocas de experiências e vivências com as famílias.

Segundo o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha, esses momentos têm o objetivo de não somente informar sobre o rendimento escolar dos alunos, mas também de partilhar com as famílias questões relacionadas ao dia a dia dos estudantes na escola, e, caso seja necessário, buscar soluções conjuntas para possíveis problemas enfrentados por eles. “Além de contemplar esses momentos no calendário escolar, as equipes gestora, pedagógica e docente do CBV estão disponíveis diuturnamente, na instituição, para agendamentos de horários de atendimento, recebimento de críticas e sugestões para que os serviços ofertados sejam aprimorados, com vistas ao melhor desenvolvimento do aluno. Colocamo-nos à disposição dos pais e familiares, pois sabemos que esse contato é de extrema importância. Pretendemos ampliar esses espaços de partilha com a futura composição do Conselho Escolar, um órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes dos servidores e da comunidade escolar, por meio do qual as decisões são tomadas de maneira democrática com a participação de todos os atores que fazem parte da escola”, disse.

Segundo a coordenadora do CBV em Movimento e diretora-geral da unidade, professora Joseane Cortez, o evento teve como principal objetivo possibilitar a interação entre estudantes e servidores a partir de vivências de natureza pedagógica e cultural que representam o movimento do processo educativo desenvolvido pelo campus, além de estimular a participação dos gestores, dos servidores e dos estudantes como sujeitos ativos no fazer educativo do CBV, tendo como referência a trajetória histórica e a representatividade da instituição para cada um. “O dia da família na escola é um evento que está sendo desenvolvido, ao longo do ano, como ação de integração e parceria com as famílias e tem um significado muito importante na medida em que possibilita uma oportunidade singular de aproximação das famílias com seus filhos e com a comunidade estudantil. Ao programar essa atividade, priorizou-se a participação dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atividades Integradas que representam o dia a dia pedagógico do CBV. Nesse dia, além de duas oficinas, tivemos oportunidade de fazer um momento de recreação e ginástica laboral, coordenados pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, com a participação do Centro Acadêmico, seguido de um café compartilhado. Foi um dia chuvoso, que inviabilizou a participação de muitas famílias, mas certamente para aqueles que puderam comparecer acreditamos ter sido um momento marcante, de muito significado”, declarou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista