V Forint celebra o Dia da Consciência Negra

por Virginia publicado 22/11/2016 16h05, última modificação 22/11/2016 18h39
O V Fórum de Integração 2016 também vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Para comemorar o 11.º ano de atividades alusivas ao 20 de Novembro no IFRR, três ações serão realizadas, durante o evento, com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Boa Vista Centro, bem como da Pró-Reitoria de Ensino (Proen)

O V Fórum de Integração 2016 também vai celebrar o Dia da Consciência Negra. Para comemorar o 11.º ano de atividades alusivas ao 20 de Novembro no IFRR, três ações serão realizadas, durante o evento, com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Boa Vista Centro, bem como da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

No dia 29 de novembro, a partir das 14 horas, no auditório Campus Boa Vista Centro, haverá a mesa-redonda “Outros Sujeitos, Outros Saberes”, com a participação do professor doutor Julvan Moreira de Oliveira (UFJF). Ele é diretor de Ações Afirmativas e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É vice-coordenador do GT-21 (Educação e Relações Étnico-Raciais) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), e membro da direção nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É também especialista nos temas africanidades, filosofia africana, socioantropologia do cotidiano e do imaginário. A mesa-redonda tem como proposta discutir diversidade, gênero, cultura, preconceitos e saberes, ancorados em uma concepção ampla de educação no campo social. Trata-se de um olhar diferenciado cujo foco deve se voltar para o diálogo das práticas sociais travadas no IFRR e nas suas relações com outras linguagens, outras estéticas, outras culturas, permitindo saberes outros.

No mesmo dia, também às 14 horas, haverá a oficina “Cartazes da Diversidade: o olhar antropológico na leitura do cotidiano escolar”, ministrada pelo sociólogo Francisco Alves Gomes, doutorando em Antropologia (UFPE) e professor do Colégio de Aplicação da UFRR. A atividade tratará da construção de um novo olhar para a diversidade étnica e cultural no contexto escolar, tendo em vista fomentar a confecção de cartazes de luta e manifestação política, como instrumentos constitutivos da sala de aula, como espaço político de luta, de consecução de outros sujeitos e de outros saberes.

A terceira atividade concernente ao 20 de Novembro também será realizada no dia 29, a partir das 16 horas, no complexo de artes do Campus Boa Vista Centro. A roda de conversa “Você é de Ação Afirmativa?” será um momento de conhecimento, reflexão e confraternização entre os alunos de Ação Afirmativa do IFRR, com a participação do professor doutor Julvan Moreira de Oliveira (UFJF).

Com essas ações, o IFRR fomenta e estimula um de seus valores: o respeito à diversidade no âmbito escolar.

 

Cristina Oliveira
Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
IFRR/Campus Boa Vista Centro/Neabi
22/11/2016