Começa encontro pedagógico no Câmpus Novo Paraíso
Teve início, na manhã desta segunda-feira (9), o II Encontro Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Câmpus Novo Paraíso. O evento, que este ano traz o tema “Formação continuada e planejamento: reflexão e prática no processo de ensino-aprendizagem”, se estende até o próximo dia 11, quarta-feira.
A abertura do encontro foi feita pelo diretor-geral, Eliezer Nunes Silva, que deu as boas-vindas aos palestrantes e ressaltou a importância dos servidores, docentes e técnicos, participarem das discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem e de que forma essas práticas podem ser melhoradas.
Neste primeiro dia, participou do encontro o professor Roberto Lopes, do IFRR/Câmpus Boa Vista, que abordou o tema “Código de Ética do Serviço Público e Lei 8.112”, e a professora Raimunda Maria Rodrigues Santos, da Pró-Reitoria de Ensino do IFRR, que falou sobre as ações desenvolvidas pelo setor e sobre as metas e projetos previstos para este ano.
Na terça-feira (10), no período matutino, participam como palestrantes a professora Elizabete Melo e a pedagoga Maria Eliana, ambas do IFRR/Reitoria. Elas farão a exposição do tema “Planejamento do ensino para uma prática docente significativa”. No período da tarde, a palestrante será a fonoaudióloga Dra. Dyana Maria Pimentel Barreira, que tratará do tema “Saúde vocal”. Na sequência, a psicóloga do Câmpus Novo Paraíso, Daiane Ruth A. Silva, fará uma dinâmica de grupo com todos os participantes.
Dando continuação à programação, na quarta-feira (11), pela manhã, a professora Joseane Leão, do IFRR/Câmpus Boa Vista, fará a exposição do tema “Projetos integradores”, e, no período da tarde, o encontro contará com a participação do reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho, e do diretor-geral do Câmpus Novo Paraíso, Eliezer Nunes Silva, que apresentará a palestra “Implantação, avanços e perspectivas da Pedagogia da Alternância no CNP”.
De acordo com a Coordenação Pedagógica, organizadora do evento, o encontro é de grande importância para o processo de ensino, pois, além de promover a integração entre docentes e técnicos, propicia momentos que possibilitam a discussão teórica das práticas aplicadas na instituição, dando oportunidade para a troca de ideias, para a reflexão e para a avaliação do trabalho desenvolvido no câmpus.