Técnicos do Novo Paraíso fazem remanejamento de árvores adultas
Nesta semana, 3 a 5 de agosto, devido a necessidade de limpeza da área onde será construído o novo prédio do almoxarifado do Institutito Federal de Roraima – Câmpus Novo Paraíso, a equipe técnica do Departamento Técnico - DETEC, do câmpus, após a liberação da licença de uso e ocupação do solo e termo de supressão arbórea pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMMAT, de Caracaraí, realizou o remanejamento e transplantio de árvores adultas da espécie Munguba (Pachira Aquática) para a área do Ginásio Poliesportivo da instituição.
A decisão pelo transplantio foi tomada depois que a equipe de engenharia do IFRR avaliou e definiu o local para a construção da nova obra. Com a necessidade da retirada das árvores para que o trabalho possa ser executado, a Direção Geral e a equipe técnica do Novo Paraíso optaram pelo remanejamento das árvores para outra área, levando em consideração o respeito pelo meio ambiente.
A Certidão de Uso e Ocupação do Solo específica é expedida pelas prefeituras de cada cidade. É a certidão onde além das informações básicas de uso e ocupação do solo de um determinado imóvel, contém a informação sobre a permissibilidade ou não da atividade requerida e/ou do parcelamento do solo.
No caso do Câmpus Novo Paraíso a liberação desse documento só foi possível após a confirmação de que as árvores retiradas da área onde será feita a construção do almoxarifado, tivessem um destino definido de forma a não agressão ao meio ambiente e considerando a finalidade à qual elas foram plantadas e a sustentabilidade da ação.
O Ginásio Poliesportivo foi inaugurado em novembro de 2014 e ainda não tinha nenhum das áreas externas em volta arborizadas. Com o transplantio, além de uma nova visão do local, em breve as árvores estarão oferecendo sombra e mais frescor.