COOPERAÇÃO TÉCNICA – Parceria entre IFRR e Ierr visa garantir ensino superior para todos os municípios de Roraima

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/10/2022 19h40, última modificação 21/10/2022 19h38
A parceria institucional viabiliza a oferta de mais de 600 vagas em graduação e 200 em pós-graduação lato sensu por meio da Educação a Distância no estado

O evento de oficialização da parceria institucional ocorreu nesta sexta-feira, dia 21, no Ierr

A assinatura de dois termos de cooperação técnica formalizou, nesta sexta-feira,  21, a parceria entre o IFRR e o Instituto de Educação de Roraima (Ierr), visando impulsionar o ensino em vários níveis (formação continuada, técnica e superior) em todo o Estado de Roraima.

Para isso, foram elaborados dois acordos institucionais que viabilizam a realização de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio da estrutura da Universidade Aberta do Brasil, nos 15 polos instalados nos municípios do estado.

Segundo a diretora de Políticas de Educação a Distância do IFRR, professora Solange Santos, para o funcionamento dessa parceria foi necessária a formalização desses acordos: o primeiro para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e o segundo para a oferta de cursos nos níveis técnico subsequente, graduação e pós-graduação (lato sensu), instrumentalizados a partir da atuação do IFRR.

Conforme os termos acordados, as equipes do IFRR ficarão responsáveis, entre outras medidas, pela gestão dos cursos e pela disponibilização dos professores e professoras para as formações. Já da parte do Ierr, a responsabilidade será ofertar a estrutura física dos laboratórios de informática com acesso à internet e os recursos humanos necessários ao funcionamento do Centro Multimídia de Apoio Presencial; e garantir a manutenção dos equipamentos de informática e dos demais instrumentos de uso acadêmico, incluindo reposição de peças e atendimento local, entre outras providências previstas nos documentos.

Com o desenvolvimento da parceria, já iniciada antes da solenidade de formalização, um total de 820 vagas em cursos de graduação e pós-graduação, por meio do Campus Boa Vista, já foram disponibilizadas para a sociedade, contando com o apoio da Capes.

Quanto às ações realizadas por meio de esforço próprio das equipes do IFRR, o resultado foi oferta do curso de pós-graduação em Agroecologia, promovido por meio do Campus Novo Paraíso (CNP), com vagas para o polo de Rorainópolis.

Além disso, duas propostas para dois cursos técnicos subsequentes estão previstas ainda para este ano, com vagas para os polos de Uiramutã e Amajari, sendo os cursos promovidos por meio do Campus Avançado Bonfim (CAB).

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, esse será mais um grande passo para a educação no Estado de Roraima, que poderá começar a contar com  novo reforço baseado nas possibilidades que o mundo virtual cada dia vem proporcionando, ou seja, mais facilidade, acessibilidade e qualidade.

“O desejo de trabalhar pela educação do nosso estado nos uniu. Entendemos que a busca por parcerias e apoio é fundamental para uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. E, com a dimensão que a EAD vem tomando, não podemos perder essa oportunidade de fazer a educação chegar em todos municípios. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria, pois, sozinhos, não conseguiríamos”, declarou.

A reitora do Ierr, professora Elisia Martins,  destacou que a expectativa é que a parceria seja somente o começo das ações que serão desenvolvidas em prol da educação no estado.

A parceria entre o IFRR e o Ierr  é um via de mão dupla que nos possibilita levar educação de qualidade a um maior número de pessoas, nos quatro cantos do estado, fazendo a diferença com o conhecimento na vida das pessoas. Lembrando que conhecimento gera novos conhecimentos e que a verdadeira transformação de uma sociedade só se faz por meio da educação. Esperamos que, juntos, possamos realizar novos projetos”, declarou.

« Maio 2024 »