DOE VIDA, SERVIDOR – Campanha mobiliza servidores do IFRR para doação de sangue

por Rebeca publicado 31/05/2023 12h30, última modificação 05/06/2023 12h45
Ação ocorrerá dia 16 de junho, no horário de atendimento do Hemoraima

Como parte da campanha Junho Vermelho, que reforça ações de sensibilização destinadas à população sobre a importância da doação de sangue, o Instituto Federal de Roraima e o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) firmaram parceria para realização da campanha “Doe Vida, Servidor”.

O objetivo da ação é incentivar os servidores do IFRR a doarem sangue em dia específico para ajudar a abastecer o estoque do Hemoraima, além de demonstrar a importância de auxiliar o próximo. A ação ocorrerá dia 16 de junho, sexta-feira, durante o horário de atendimento da unidade de saúde.

Em Roraima, a campanha Junho Vermelho faz parte do Calendário Oficial de Eventos desde 2019, por meio da Lei Estadual 1.361/2019. Para participar, os servidores interessados na ação devem comunicar à chefia imediata, bem como se inscrever aqui, no período de 1.º a 14 de junho.

De acordo com a servidora Adriana Mota, da Coordenação de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVSS), o dia “D” de mobilização foi marcado para uma sexta-feira para possibilitar a participação de servidores das unidades do interior. Por ser uma ação muito importante, pensamos em contar com o máximo de participação dos servidores e deixá-los livres para escolher o melhor horário de doação nesse dia, porém seria interessante comparecerem às 8h30, para que possamos registrar esse momento de comunhão e doação”, explicou Adriana.

Ela comentou ainda que, no mês de junho, por meio do Junho Vermelho, a temática de conscientização enfatiza a doação de sangue e, por meio do Junho Laranja, tem como foco a campanha de doação de sangue e medula óssea para tratamento de doenças como anemia e leucemia.

Por lei, uma pessoa que faz doação de sangue pode deixar de comparecer ao serviço sem correr o risco de ter o dia descontado no salário. Para comprovar a doação, a orientação de Adriana é que o servidor, no ato da doação, solicite ao Hemoraima uma declaração. Depois disso, ele deve incluir o documento no aplicativo SouGov, seguindo os seguintes passos: Solicitações > Realizar Solicitação > Informar Afastamentos.

Como parte da estratégia de mobilização, uma equipe do Hemoraima vai, antes, visitar as unidades do IFRR na Capital para sensibilizar servidores e demais pessoas presentes sobre a importância da doação de sangue. Confira no fim da matéria os critérios de doação.

A assistente social Hellen Bessa, do Hemoraima, explica que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Ela esclarece também que, com a chegada do período chuvoso, a unidade vem sentindo um impacto expressivo, devido ao adoecimento dos doadores regulares do Estado de Roraima, em um contexto de muitas cirurgias no HGR, além da demanda regular de bolsas de sangue. Por isso, a unidade enfrenta constantes estoques baixos. “O ato de doar sangue precisa transcender a ideia do ato solidário. A intenção principal é se importar com o próximo e doar sangue. É isso! Ao se importar com o próximo, o doador ajuda a salvar vidas com a sua doação”, disse.

O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, Bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima (HGR), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

INCENTIVOS – No âmbito estadual, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou leis de incentivo à doação de sangue para os doadores regulares, por exemplo, a isenção em taxa de inscrição de concursos públicos no estado (Lei 167, de 1997) e o pagamento de meia-entrada em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer, como teatros, museus e cinemas (Lei 1.325, de 2019).

A assistente social Hellen Bessa esclarece ainda que, 30 dias após a doação, o doador pode pegar os resultados dos seus exames, que devem ser entregues somente a ele. A carteirinha de doador pode ser solicitada após a segunda doação consecutiva no ciclo de 12 meses. Homens podem doar a cada 60 dias; mulheres, a cada 90 dias.

Para ser doador, é necessário observar os critérios exigidos:

– Ter de 16 a 69 anos (menor de 18 precisa do acompanhante legal, e pessoa a partir dos 60 anos só poderá doar se tiver histórico de doação anterior a essa idade);

– Pesar mais de 50 quilos;

– Estar saudável;

– Estar bem descansado e alimentado;

– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação; e

– Portar documento oficial físico com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho)

Texto: Rebeca Lopes
Revisão: Antônio Matos