eJIFs – IFRR finaliza etapa institucional com premiação dos ganhadores

por Sofia Lampert publicado 01/08/2022 11h55, última modificação 03/08/2022 14h45
A etapa nacional, que está sendo organizada pelo IFPR, será de 22 a 26 de agosto

Com disputas de Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess), ocorridas na última semana, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) finalizou a fase institucional dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIFs). A cerimônia de premiação foi realizada na sala de reuniões da Reitoria da instituição, na tarde da última sexta-feira, 29. 

A solenidade contou com a participação de gestores, de integrantes da comissão e dos vencedores nos três primeiros lugares de cada modalidade. Os estudantes que não puderam comparecer, por não terem como vir do interior ou por terem outros compromissos inadiáveis, foram representados pelo respectivo gestor, professor ou técnico.

copy3_of_d7a16684032f4c18afa0e9332cfb8546.jpg
A estudante do CBV Bárbara Lima ficou em 1º lugar no xadrez naipe feminino

No Free Fire (Garena), a equipe que conquistou o primeiro lugar foi a do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). No League of Legends (Riot Games), a campeã  foi a do Campus Boa Vista (CBV). No Xadrez Arena (Lichess), feminino e masculino, os ganhadores também são estudantes do CBV – Bárbara Lima e Ítalo da Silva. Clique aqui e acesse o resultado final. 

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra, explicou que a instituição busca “abraçar” as oportunidades para que os estudantes participem das ações da Rede Federal. Ela também elogiou o empenho dos atletas na competição. “É uma honra, um motivo de gratidão a cada um de vocês que compuseram a equipe do IFRR, vestindo a camisa da instituição”, disse. 

Já a pró-reitora de Extensão, professora Roseli Bernardo, destacou a contribuição dos jogos para o  desenvolvimento cognitivo dos estudantes. “Os jogos estudantis virtuais vão  para além de uma atividade desportiva, pois também são um movimento de interações sociais numa sociedade de rede que permite o desenvolvimento das capacidades cognitivas”, comentou. 

295731119_721120922637111_832977036149693461_n.jpg
Gestores e comissão técnica participaram da solenidade

O presidente da comissão dos e-JIFs, Allan Mesquita, explicou como funcionam os eJIFs. “O evento surgiu para ficar e tornou-se mais uma forma de integração e interação dos IFs com seus estudantes e representantes, sendo realizado em etapas institucionais e nacional, anualmente”, declarou. Ele ainda esclareceu que, para a próxima etapa, por enquanto há a confirmação da ida de oito atletas do Xadrez Arena, divididos igualmente entre os naipes feminino e masculino. 

Os estudantes que participaram da solenidade demonstraram muita empolgação. Entre eles estava a estudante do curso de Educação Física (CBV) Melissa Duarte, que ficou em segundo lugar na competição de xadrez. “Nesse período de pandemia, tivemos que ficar em casa. Foi muito interessante trazer a possibilidade dos jogos eletrônicos de forma não presencial”, disse.  A atleta, que já havia participado na edição passada, em outra modalidade, também falou de suas expectativas em relação aos eJIFs. “Espero que os jogos continuem nos próximos anos. Eles são muito importantes para os estudantes”, declarou. 

b78087ca37fd4a7f939a6281e0422fe1.jpg
Equipe do league of legends, formada por estudantes do CBVZO, juntamente com gestores da instituição

Para o estudante do curso técnico integrado ao ensino médio de comércio do CBVZO Mattheus Coutinho Viana da Silva, que fez parte da equipe de League of Legends, ficando em segundo lugar, foi muito importante representar sua unidade de ensino. “A oportunidade de representar o campus de que faço parte, trazendo visibilidade para a unidade, é muito importante para gente”, contou. O colega de curso e de equipe João Victor Gomes da Silva comentou que os jogos eletrônicos são importantes para a manutenção da saúde mental. “Essa competição saudável  é muito legal e é bom saber do empenho da instituição para realizá-la”, completou.

copy_of_255cbd13247f4f2799da3f9695bf788f.jpg
Presença da mãe e da irmã do estudante João Victor Romão na cerimônia mostrando a importância do incentivo familiar

Além dos estudantes, uma representante de família esteve presente na cerimônia. Foi a senhora Bruna Caroline, mãe do estudante do curso  integrado ao ensino médio de comércio CBVZO João Victor Romão, integrante da equipe que ficou em primeiro lugar do Free Fire. Ela afirmou que é importante os estudantes participarem de atividades como os eJIFs.  “Os jogos representam  mais uma forma de a instituição incentivar a participação dos alunos nas ações educacionais”, disse. Orgulhosa e exigente, ela contou ainda que, para liberar o filho para participar dos jogos, o incentiva a manter os estudos em dia. 


ETAPA NACIONAL 

Os ganhadores vão representar a instituição na etapa nacional, que está sendo organizada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Ela  vai ocorrer no período de  22 a 26 de agosto. Acesse a página oficial do evento aqui.


 

Ascom / Reitoria
Texto: Sofia Lampert e Laura Veras
Fotos: Gildo Júnior 
1.º/8/2022

« Agosto 2022 »
month-8
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3