IFRR tem projetos aprovados em programas da Capes para formação de novos professores

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 06/09/2022 19h15, última modificação 06/09/2022 20h04
O instituto foi aprovado nos programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Com essa aprovação, o IFRR receberá recursos para implementação de ações de incentivo e aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou recentemente o resultado final de dois editais nacionais de seleção pública de instituições de nível superior, com saldos positivos para Roraima. O IFRR foi aprovado nos programas de Residência Pedagógica e de Bolsas de Iniciação à Docência, beneficiando diretamente estudantes dos cursos de licenciatura da instituição, que passarão a contar com recursos enviados pela coordenação.

Com esse resultado, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), estudantes dos anos iniciais de licenciatura do IFRR terão a possibilidade de desenvolver projetos educacionais de forma orgânica e interativa na rede pública da educação básica do estado, com ações articuladas entre os projetos pedagógicos dos cursos superiores e das escolas que vão receber as atividades.

com o apoio do programa de Residência Pedagógica, os estudantes dos anos finais dos cursos de licenciatura do instituto terão  a oportunidade de atuar na execução de ações educacionais destinadas exclusivamente a escolas das redes públicas de educação básica, tendo a permanente articulação da gestão do instituto com as respectivas secretarias de educação.

Ambos os programas preveem a destinação de recursos para a concessão de bolsas para estudantes selecionados nos programas em processo interno da instituição. A verba a ser disponibilizada está prevista no orçamento da Capes para a concessão de bolsas de apoio à educação básica no exercício de 2022, conforme o limite orçamentário fixado para os programas.

A diretora de Políticas de Desenvolvimento de Ensino, Thays Carvalho, esclarece que o alcance se deve, entre outros fatores, à dedicação das equipes do Pibid e do Residência Pedagógica no IFRR. “O trabalho colaborativo desses servidores proporcionou essas importantes aprovações, que certamente vão gerar inúmeros benefícios para nossos cursos de licenciatura, sobretudo para formação dos nossos estudantes enquanto futuros professores”, declarou.

Para a pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Aline Cavalcante, a contribuição do Pibid e do Residência Pedagógica na formação de estudantes dos cursos de licenciatura do instituto é enorme. “Além de incentivá-los à iniciação à docência, esses programas proporcionam a oportunidade de vivenciarem a realidade educacional na rede pública de ensino, tornando-os capazes de compreender as demandas sociais e atuar exatamente sobre elas”, observou.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueras, ressalta que técnicos e professores do instituto trabalham diariamente com o intuito de cumprir a missão de promover a formação integral dos estudantes e alcançar o objetivo da transformação social, por meio de ensino, pesquisa, extensão e inovação na Região Amazônica, e que  essa é apenas uma das ações voltadas à contribuição para o desenvolvimento estadual e regional.

“Estamos trabalhando arduamente para colocar a nossa instituição nos melhores lugares. Esse resultado é fruto da dedicação da Pró-Reitoria de Ensino junto às  equipes responsáveis por essa ação no Campus Boa Vista. Portanto, podemos comemorar muito, pois esses dois programas irão fortalecer ainda mais o trabalho com as nossas licenciaturas e, assim, seguimos cumprindo com a nossa missão institucional”, destacou Nilra Jane.