MAIS SEGURANÇA - Reitoria lança Plano de Controle e Emergência

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 14/04/2021 13h20, última modificação 14/04/2021 13h38

A partir de agora, os servidores da Reitoria têm a disposição o PCE (Plano de Controle e Emergência) para consulta. O documento visa prestar orientações quanto aos procedimentos de segurança a serem adotados no caso de ocorrência de sinistro (qualquer acidente ou incidente que ofereça risco a integridade física das pessoas e do instituto). A intenção é garantir a segurança dos servidores e usuários dos serviços da unidade, além da preservação do patrimônio institucional e do meio ambiente.

O conteúdo, elaborado pela equipe da CQVSS (Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social), em parceria com o Departamento Técnico de Engenharia e Obras do IFRR, presenta descrições da planta do prédio onde funciona a Reitoria; orientações de segurança; recomendações de instituições a que recorrer em casos de emergência; normas e sistemas de proteção à incêndios; explicações sobre sinalizações de emergência; entre outras informações.

Dentre os procedimentos indicados, o instrumento apresenta indicações de suporte para o combate a princípios de incêndio conforme as Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima (CBMRR), do Código Estadual de Proteção Contra Incêndio e Emergência de Roraima, criado pela Lei Complementar 082, de 17 de dezembro de 2004, e da Norma Brasileira Regulamentadora NBR 15.219 (Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]), que trata do plano de emergência contra incêndio.

O documento completo, que pode ser adotado como base também por outras unidades do Instituto Federal, conforme sugere a engenheira responsável pela elaboração, Ednalda Pires, pode ser  acessado no link: Plano_de_emergência_IFRR_-_concluído.pdf.