PARCERIA INTERINSTITUCIONAL – Projeto do IFRR e do Iphan resulta em lançamento de livro e cartilha sobre educação patrimonial

por Sofia Lampert publicado 16/08/2022 19h10, última modificação 16/08/2022 19h17
A versão digital do material já está disponível para download e a primeira sessão de lançamento está agendada para o fim de agosto

Em 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que tem como objetivo conscientizar a população da responsabilidade de preservar o patrimônio histórico. Com esse propósito, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica e compartilham, por meio do lançamento de duas publicações, parte dos resultados de uma pesquisa feita em parceria.

Trata-se do livro Memórias do Meu Lugar: Patrimônio Cultural e Território em Roraima, mesmo nome do projeto interinstitucional desenvolvido, e da cartilha Educação patrimonial & educação profissional, científica e tecnológica em Roraima, ambos organizados por Amarildo Ferreira Júnior, Larissa Maria de Almeida Guimarães e Mariana Lima da Silva. Eles podem ser baixados gratuitamente aqui

Antropóloga do Iphan Larissa Maria ministrando oficina no Campus Avançado Bonfim (CAB/IFRR). Foto de Nenzinho Soares, 2019.

A parceria, iniciada em  2019, teve como objetivo fazer o levantamento e o registro das memórias de lugares e espaços dos municípios onde os cinco campi do IFRR estão instalados, bem como do entorno destes. Participaram do trabalho servidores das seis unidades do IFRR, professores e técnicos administrativos, e duas servidoras do Iphan. Executado no período de julho de 2019 a novembro de 2021, o projeto recebeu financiamento por meio do Termo de Execução Descentralizada 01/2019/IPHAN/ IFRR.

Conforme Ferreira, um dos organizadores das publicações, o projeto envolveu três fases: a Etapa I (Eixo Educação Patrimonial e História de Vida), com realização de oficinas nos cinco campi, alcançando 138 estudantes, as quais foram ministradas por profissionais de diversas áreas – professores, jornalista, arquivologista, entre outros; a Etapa II (Eixo Audiovisual e Técnicas Arquivísticas para Fontes Documentais), com a elaboração de inventário participativo pelos alunos participantes; e a Etapa III, constituída pela organização e pela análise dos dados, além da produção das duas publicações.

Estudantes do Campus Boa Vista (CBV/IFRR) participando da oficina do projeto. Foto de Amarildo Ferreira Júnior, 2019.

Organizado em nove capítulos, o livro oferece ao leitor informações, reflexões e relatos de experiências das diversas fases do projeto, que buscou compreender e evidenciar as referências culturais valorizadas socialmente nos territórios em que o IFRR está inserido. Além da versão digital, houve a tiragem de 150 exemplares para compor o acervo das bibliotecas dos campi da instituição e para serem distribuídos a instituições com atuação no campo do patrimônio cultural.

Alunos do Campus Amajari (CAM/IFRR) pondo em prática os conhecimentos adquiridos na oficina do projeto. Foto de Amarildo Ferreira Júnior, 2019.

Já a cartilha, num tom didático, aborda questões metodológicas e aspectos conceituais do processo de formação dos estudantes, servindo para o debate em outras organizações. A última parte trata de questões arqueológicas, incluindo o contato de autoridades, caso se observem informações com valor arqueológico. Ela também está na versão digital, mas houve a tiragem de 3.500 exemplares para distribuição a instituições, a participantes do projeto e a visitantes do IFRR e da Superintendência do Iphan em Roraima.

Para apresentar as publicações à sociedade, haverá o lançamento do livro e da cartilha em vários momentos. O primeiro está programado para o dia 31 de agosto, no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), às 20 horas (horário local), com transmissão por videoconferência para autores e participantes do projeto que não residem mais no estado, a fim de que todos os envolvidos possam prestigiar o evento.

Gravura que abre um dos capítulos da cartilha produzida no âmbito do projeto. Ela, assim como as outras, é de autoria do professor do IFRR Leandro Brito.

Os outros momentos vão ocorrer conforme o seguinte cronograma: 6 de setembro, terça-feira, às 19 horas, no Campus Avançado Bonfim (CAB); 16 de setembro, sexta-feira, às 19 horas, no Campus Boa Vista (CBV). Em outubro, em data a ser definida e divulgada posteriormente, o lançamento das publicações será no Campus Novo Paraíso (CNP) e no Campus Amajari (CAM).

CONTINUIDADE

O projeto deu origem ao grupo de pesquisa Patrimônio, Memória e Território, coordenado pela professora Karla Cristina Damasceno de Oliveira (IFRR) e pela antropóloga Larissa Maria de Almeida Guimarães (Iphan). Quem tiver interesse em saber mais sobre o grupo pode entrar em contato pelo e-mail patrimoniomemoriaterritorio@gmail.com

Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos