PLANO DE ACOLHIMENTO – IFRR promove consulta pública sobre retorno gradual das atividades presenciais

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 29/09/2021 00h15, última modificação 29/09/2021 00h24
A consulta disponibiliza o Plano de Ação Acolhimento do IFRR e o formulário para que os interessados possam opinar, ficando acessível para contribuições até 10 de outubro

Inicialmente, ficou definido o retorno dos gestores, em 4 de outubro, e dos técnicos administrativos, no dia 3 de novembro. Depois, ocorrerá o retorno dos professores e, por último, dos estudantes, com datas a serem definidas

Nesta terça-feira, dia 28, foi aberta para a comunidade acadêmica e servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR), assim como para toda a sociedade local, a consulta pública sobre o retorno gradual das atividades presenciais na instituição.

Os interessados em participar da ação consultiva devem acessar primeiro o link  https://www.ifrr.edu.br/comite-de-crise-para-enfrentamento-ao-coronavirus/plano-de-acolhimento-e-retorno-ifrr, onde terão conhecimento das ações que serão desenvolvidas, e, em seguida, deixar suas contribuições a respeito do documento preenchendo o formulário disponibilizado para consulta no link https://forms.gle/vLVsXN5YDj5aXXBG9.

Para o retorno gradual das atividades presenciais, o Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus (CCEC) elaborou o Plano de Ação Acolhimento do IFRR, com medidas e ações voltadas para o devido recebimento dos servidores e estudantes. Além disso, procedimentos de prevenção, minimização ou eliminação de riscos relacionados às atividades administrativas e acadêmicas  estão previstos no documento, sobre o qual toda a sociedade pode opinar.

Conforme informações do comitê, o retorno gradual das atividades presenciais seguirá cronogramas dos campi, elaborados por comissões setoriais, que levarão em conta, além dos fatores de risco, os calendários acadêmicos em vigor, conforme o andamento dos cursos.

A previsão é que os cronogramas sigam a seguinte ordem, com datas determinadas para as duas primeiras etapas e ainda a serem definidas nas demais, levando em conta as especificidades de cada campus: 1ª etapa (4 de outubro): gestores; 2ª etapa (3 de novembro): servidores técnico-administrativos; 3ª etapa: professores; e 4ª etapa: estudantes.

Consta no plano de acolhimento que os procedimentos a serem adotados nas unidades de ensino do IFRR para as tomadas de decisão quanto aos cronogramas de  retorno às atividades presenciais administrativas e acadêmicas levarão em conta a evolução da pandemia da covid-19 nos municípios, nas regiões de Roraima e no restante do Brasil ao longo dos meses, a capacidade hospitalar instalada, a cobertura vacinal da população, a preservação permanente de grupos de risco e as orientações emitidas pelas instituições e autoridades de Saúde. Os cronogramas serão  atualizados conforme o  avanço da doença no País e as  mudanças no cenário epidemiológico.

“O IFRR contará com os protocolos de biossegurança contendo orientações gerais e protocolos, que deverão ser adequados às especificidades de cada unidade, assim como à situação atual da pandemia”, destaca um trecho do documento disponibilizado para consulta pública, que também prevê o estabelecimento de  fluxo para a recepção dos alunos, dos servidores e dos colaboradores na entrada das unidades do IFRR, de forma controlada, com base nas recomendações das autoridades de Saúde.

A presidente do Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus, reitora Nilra Jane Filgueira, esclarece que essa medida de disponibilizar o Plano de Ação de Acolhimento do IFRR para o retorno gradual das atividades presenciais para consulta visa primar pela transparência das ações do instituto, além de garantir a atuação da instituição dentro de um processo democrático.

“Somos uma instituição de ensino que não apenas está localizada em pontos diferentes do estado, mas que atende e que está disponível para toda a população de Roraima, portanto uma instituição de interesse público, devendo sempre consultar a sociedade, sobretudo quando se trata de ações relacionadas ao bem-estar social”, declarou Nilra, destacando que a consulta pública ficará disponível até o dia 10 de outubro.

« Maio 2024 »