Câmpus Amajari

por Juliana Bezerra Machado publicado 10/03/2015 17h20, última modificação 09/04/2015 20h23

1. Semeando agroecologia na comunidade indígena Mangueira / Amajari - RR

Coordenadora: Eliselda Ferreira Corrêa

Alunos Bolsistas: Suellen Rodrigues Soares, Ícaro Lavoisier da Silva Marcolino e Amanda Kerollen Peixoto

Objetivo: Promover e divulgar as técnicas agroecológicas no “fazer criativo” na comunidade indígena Mangueira.

Resultados:

As mudanças no aprendizado dos educandos da escola Tobias Barreto de Amajari/RR, foram consideradas bastante significativas pelos professores e bolsistas. O que demonstrou que as atividades de cunho pedagógico alcançaram os resultados esperados de divulgação sobre a temática da agroecologia. Destacou-se também a boa interação e a participação entre o público atendido e os envolvidos no projeto.


2. Reciclando e reutilizando o óleo de cozinha

Coordenadora: Lillian Oliveira Rosa

Alunos Bolsistas: Stefanie Leal dos Santos,  Leila de Souza Silva e Maykoll de Oliveira Dantas

Objetivo: Conscientização da comunidade dos malefícios do descarte incorreto do óleo de cozinha e o incentivo do reaproveitamento do mesmo e desta forma diminuindo a impacto causado no meio ambiente.

 Resultados:

Pode-se concluir juntamente com a comunidade e discentes, que o reaproveitamento do óleo de cozinha para transformação em sabão, é uma das boas alternativas para minimização dos problemas ambientais. Outro impacto positivo foi o perceptível empenho dos discentes (bolsistas) na realização do projeto; fabricação de sabão caseiro.


3. Jornal Acadêmico: Câmpus Amajari Informa

Coordenador: Anderson Danilo Caldas

Alunos Bolsistas: Rafael Moura da Silva e Thaís Naira Araújo de Souza

Objetivo: Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

 Resultados:

Criação de blog e página na rede social Facebook; criação do jornal impresso exposto em três murais: Um no Câmpus Amajari, um na escola estadual Ovídio Dias de Souza e o terceiro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se  que alunos, os próprios bolsistas e a comunidade do Amajari ficaram mais informados dos fatos que ocorrem no âmbito escolar por meio de diversos veículos de comunicação (blog, rede social e jornal impresso). Assim, levou-se informação não apenas de interesse do agricultor e pecuarista, mas também, de fatos positivos e relevantes que ocorrem no Câmpus Amajari.


4. Projeto Formiguinha: Pequenas ações que fazem grandes diferenças

Coordenadora: Marina Keiko Welter

Alunos Bolsistas: Érica Mayara Coriolano de Souza, Kallyze Rodrigues Braga e

Valdinei Nascimento Bezerra

Objetivo: Promoção da relação homem/natureza de turmas de crianças da escola municipal Yeda da Silva Amorim, para a preservação do meio ambiente com atividades recreativas.

 Resultados:

Obteve-se 91% da participação dos alunos nas atividades do projeto, observando-se  que as mesmas estavam muito empolgadas demonstrando bastante curiosidade sobre a fauna e aflora do ambiente onde vivem a saber, o cerrado; visita ao campo e plantio de mudas.


5. Fabricação artesanal de queijo de manteiga

Coordenadora: Lillian Oliveira Rosa

Alunos Bolsistas: Karolaine Gomes Guimarães e Ana Vanessa Ribeiro

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento sustentável da fabricação de queijo de manteiga no município de Amajari. 

Resultados:

Durante as visitas aos locais de fabricação de queijo, os bolsistas fizeram observações técnicas- matéria-prima, ferramentas, instrumentos e materiais além de identificação de preços, meios de armazenagem, transporte e mercado. Constatou-se, ainda que, nas fazendas locais, a produção de queijo de manteiga é maior que a dos demais tipos de queijos artesanais. Constatou-se ainda que, a maior dificuldade dos produtores é a baixa produção de leite e como consequência a produção de queijo também é muito baixa. Os bolsistas se empenharam bastante na realização do projeto, o que destaca- se como ponto positivo.


6. Jardim Encantado: um momento mágico de transformação

Coordenadores: Robson de Oliveira Carvalho e Eliselda Ferreira Corrêa

Alunos Bolsistas: Elen Mara Santos de Araújo, Gleice Leite de Oliveira e Vanderlildo Silva de Souza

Objetivo: Promoção da implantação de um jardim sustentável e ambiental na Escola Municipal Bom Jesus.

Resultados:

Participação dos educandos da em todos os encontros desenvolvidos pelo projeto na escola; receptividade de forma ativa e interativa por parte dos educandos e professores; realização participativa das dinâmicas e atividades de pintura realizada com os educandos; divulgação de atividades para despertar o senso crítico para atitudes de preservação e respeito à natureza e os seus recursos naturais; confecção de regadores; plantio de mudas pelos bolsistas, juntamente com os educandos da escola.


7. Pequenos cidadãos aprendendo a reciclar brincando

Coordenadora: Eliselda Ferreira Corrêa

Alunos Bolsistas: Larissa Iara G. Mesquita, Mathias Magalhães Pereira e Ângela Leite de Brito

Objetivo: Formação de cidadãos conscientes para a relevância da educação ambiental na Escola Municipal Bom Jesus – Amajari

Resultados:

Divulgação da proposta da educação ambiental através da reutilização de materiais alternativos; receptividade de forma interativa dos educandos e professores da escola durante o desenvolvimento dos trabalhos; Conscientização através de dinâmicas infantis como o emprego de canções relacionadas ao tema; Conscientização da coleta seletiva; Destaca-se, ainda a boa interação e sociabilidade entre educandos e bolsistas o que facilitou o bom desenvolvimento do projeto.


8. Implantação de árvores frutíferas na Comunidade Indígena Mangueira

Coordenador:  Iraci Fidelis

Alunos Bolsistas: Jaderson Cabral Costa, Ismael Araújo Lopes e Bartolomeu Souza da Silva

Objetivo: Sensibilização dos moradores da comunidade indígena da Mangueira sobre a importância de se cultivar árvores frutíferas.

Resultados: O projeto permitiu aos bolsistas, a realização de treinamento para a produção de mudas, formação de viveiros, além de adquirir conhecimentos do hábito fenológico de algumas espécies da região.


9. Obesidade Infantil em Vila Brasil/ Amajari: Sensibilização e Mudança

Coordenadora:  Gisela Hahn Rosseti

Alunos Bolsistas: Nalim Lourenço Rodrigues e Luara R. de sousa

Objetivo: Sensibilização de crianças, familiares e pessoas envolvidas com o cotidiano escolar, sobre as consequências da obesidade na infância.

Resultados: durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas várias atividades sobre a importância de se ter uma alimentação equilibrada e saudável, a reeducação alimentar possibilitou novos hábitos saudáveis ao público alvo, como por exemplo, o consumo de suco natural ao invés de refrigerante.


10. Crianças em Movimento: O futsal como incentivo a um estilo de vida

Coordenadora:  Gisela Hahn Rosseti

Alunos Bolsistas: Luís Fernando Freitas Galvão, Charles Alexsander Magalhães de Araújo e Ana Karolaine Cavalcante Cruz

Objetivo: Despertar o interesse das crianças de 5 a 12 anos, em utilizar o tempo de lazer/tempo livre com atividades físico-esportivas, como futsal, contribuindo para um bom desenvolvimento físico-motor, mental, afetivo e social.

Resultados: O maior impacto considerado, foi a união das crianças no projeto e ainda o exercício do respeito e da educação entre crianças, bolsistas, docentes e professora orientadora dentro e fora da quadra; o projeto contribuiu para que as crianças ocupassem seu tempo, antes ocioso, de forma saudável e segura contribuindo para o seu bom desenvolvimento físico , mental  e social.

Pode-se destacar também a significativa adesão das crianças ao projeto, que se iniciou com 35 e finalizou com 72.

O projeto também alertou quanto à questão de ingestão de álcool e uso de drogas ilícitas; incentivo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis


11. Microorganismos e compostagem : Importância, benefícios e como fazer?

Coordenadora: Marina Keiko Welter

Alunos Bolsistas: Elias Lourenço Rodrigues, Lucas Barroso Januário e Josiel Ferreira Mateus

Objetivo: Promoção da prática e estudo da compostagem no sistema produtivo com pequenos agricultores na Vila Brasil e na Comunidade do Araçá.

Resultados:

Percebeu-se que os produtores familiares da comunidade indígena Araçá carecem de técnicas agroecológicas para a produção sustentável e de baixo custo, o que pode melhorar a produtividade e consequentemente, o retorno financeiro utilizando-se de práticas simples como a compostagem.

Neste trabalho obteve-se 30% de participação do público alvo; montagem e acompanhamento de composteira.